Previsão é de chuva para os próximos três meses

0

Encontro para previsão do clima é realizado periodicamente em diversas cidades do Nordeste
Após dois dias de encontro, os meteorologistas que participaram da ‘VI Reunião de Análise Climática em Aracaju-SE’ divulgaram que a previsão é de chuva para os meses junho, julho e agosto na região leste do Nordeste, que vai do sul da Bahia até o leste de Pernambuco. O documento diz que a média de chuvas previstas para o triênio é normal. No mês de junho está previsto 260mm de chuvas na região.

Foram analisadas as condições regionais da pluviometria e globais dos oceanos e da atmosfera, assim como os resultados de modelos numéricos de previsão climática sazonal. A reunião contou com a participação de meteorologistas dos Centros Estaduais de Meteorologia da Região Nordeste e ocorreu simultaneamente via internet com meteorologistas do INPE-CPTEC, em Cachoeira Paulista-SP e do INMET, em Brasília-DF.

Overland Amaral explicou que o resultado engloba todo o leste do Nordeste e é não apenas Sergipe
De acordo com o meteorologista de Sergipe, Overland Amaral, a climatologia é representada por uma média história de 30 anos. “A partir dessa média e estudos através de dados do satélite, do computador, dos ventos e pressão e o oceano, constatamos que a média será normal neste período. Nós só podemos ter a avaliação do comportamento do clima através de encontros como esse”, comentou.

A próxima reunião de Análise Climática para o leste do Nordeste brasileiro acontece nos dias 17 e 18 de junho em Salvador.

Por Bruno Antunes

Comentários