Procon divulga novo canal para registro de denúncias e reclamações

Procon divulga novo canal para registro de denúncias e reclamações (Foto: Felipe Goettenauer/Procon Aracaju)

Para formalizar reclamações ou denúncias no Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), aracajuanos agora contam com a facilidade do serviço online, disponibilizado por meio da plataforma AjuInteligente. O recurso implementado pela Prefeitura de Aracaju faz parte do projeto de modernização e ampliação de acesso aos serviços municipais.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, explica que o consumidor poderá ser atendido sem precisar se deslocar até a sede do órgão. “O Procon hoje disponibiliza acesso mais facilitado aos serviços, para todos os consumidores que tenham interesse de fazer alguma reclamação ou denúncia por se sentirem lesados, de alguma forma, no âmbito do direito do consumidor. Com isso, também buscamos reduzir uma demanda reprimida. As pessoas podem registrar a reclamação acessando o AjuInteligente, sem sair de casa”, pontua.

A partir do cadastro na plataforma, que está disponível no site da Prefeitura de Aracaju, o consumidor poderá acessar o serviço ‘Defesa do Consumidor’, no qual encontrará dois campos, sendo eles ‘registro de reclamação’ e ‘denúncia’. Nesses espaços, poderá ser inserido o relato sobre a situação e anexados os arquivos digitalizados referentes as documentações pertinentes ao fato, além dos documentos pessoais, como comprovante de residência, RG, contratos, prints de conversas em aplicativos de mensagens, números de protocolo e outros.

A coordenadora do Procon Aracaju, Carolinne Bongiovani, frisa que os registros de reclamações serão direcionados automaticamente para a coordenação de atendimento e as denúncias para a coordenação de fiscalização. “Fazemos uma triagem e conferimos a documentação para, então, adotar as medidas necessárias. O consumidor poderá acompanhar toda a movimentação que será realizada pelo órgão via SMS, além de receber informações através do e-mail”, detalha.

O solicitante poderá, ainda, consultar todo o conteúdo da tramitação, as documentações, seja o Termo de Relatório de Visita, Auto de Infração ou mesmo a marcação de audiência. “O consumidor poderá acessar tudo isso por meio da plataforma, de maneira virtual”, frisou.

AjuInteligente

O AjuInteligente é uma ferramenta digital desenvolvida pela Prefeitura de Aracaju que disponibiliza aos aracajuanos acessos a diversos serviços públicos municipais. A plataforma pode ser acessada pelos cidadãos a qualquer hora do dia, a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

Os serviços podem ser acessados através do endereço: http://ajuinteligente.aracaju.se.gov.br.

Atendimento

Permanecem disponíveis, para denúncias ou para sanar dúvidas, os canais oficiais de atendimento que são o SAC 151 e o telefone 3179-6040, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

Reclamações de forma presencial, na sede do órgão, ocorrem mediante agendamento prévio. Para agendar, o consumidor deve selecionar o dia e horário para o atendimento através do site agendamento.procon.aracaju.se.gov.br.

Com informações da PMA

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