Professor da Unit lança livro

0

Na próxima quinta-feira, dia 23, no auditório da Reitoria da Universidade Tiradentes – Campus Aracaju Farolândia -, o professor mestre Methanias Colaço Júnior, com a colaboração dos professores da Unit, Maria de Fátima Almeida e André Vinícius, seus ex-alunos, lançará o livro “Projetando Sistemas de Apoio à Decisão Baseados em Data Warehouse”, da editora Axcel Books.

 

A obra busca auxiliar profissionais e estudantes de Administração, Marketing, Publicidade, Contabilidade e Economia, envolvidos com a área gerencial ou em disciplinas como Tecnologia da Informação e Sistemas de Informação.

 

O livro promete trazer ao leitor, através de uma linguagem simples e com foco em aspectos fundamentais, conhecimentos sólidos sobre Sistemas de Apoio à Decisão – SADs -, passando a conhecer as principais características de todas as ferramentas envolvidas neste processo. Além de preparar conceitualmente o leitor, o livro traz uma metodologia de desenvolvimento e documentação de um projeto de ambiente de suporte à decisão além do básico, agregando conhecimento e criatividade, inclusive estendendo a UML para a documentação de um Data Warehouse. Para uma melhor fixação por parte do leitor, o final de cada capítulo apresenta um resumo sintetizado do conteúdo.


Para o autor do livro, um dos principais temas abordados é como a tecnologia de informação pode alavancar negócios, e como projetar sistemas para atender estes tipos de expectativas. “Faço pesquisa sobre este assunto desde 1996, e o livro comecei a prepará-lo em 2002. Decidi escrevê-lo porque as obras que têm no mercado são técnicas, então decidi escrever um mais didático. Este livro é a realização de um objetivo”, afirmou o professor Methanias.

 

Os interessados em adquirir o livro podem entrar no site da editora www.axcel.com.br ou em todas as livrarias do país. No lançamento e durante uma semana, o livro será vendido para os sergipanos com um desconto de 30%. Depois do lançamento, ficará à venda em um stand localizado no minishopping do Campus Aracaju Farolândia.

 

De acordo com o professor Methanias, as universidades UNIRIO/RJ, UNIP/SP, UFBA/BA irão adotar o seu livro. “Já comecei a elaborar o próximo livro, que também convidarei, novamente, André e Fátima, e o meu ex-professor Eduardo Bernardes de Castro, para escreverem comigo, fechando assim três gerações”, informou ele.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais