Professores municipais fazem aula pública e pedem reajuste

Os professores da rede municipal de educação paralisaram suas atividades hoje, 25, para reivindicar o aumento salarial de 19,45% e um concurso público para funcionários e professores. Membros do Sindicato dos Profissionais de Ensino do Município de Aracaju (Sindipema) realizaram uma aula de protesto essa manhã em frente ao Centro Administrativo da PMA.

Para chamar a atenção da população o Sindipema chamou um grupo de teatro para representar a pauta de reivindicações. A paralisação está em consonância com a 4ª Marcha pela Luta em Defesa do Piso Salarial Nacional, que acontece durante todo o dia de hoje em Brasília. Todas as 75 escolas da rede municipal de Aracaju não tiveram aula.

“Nós lutamos por uma política que valorize a educação pública. E para isso é necessária a valorização dos profissionais que trabalham nela”, disse a presidente do Sindipema, Vera Oliveira. “A greve é um instrumento de luta que não pode ser descartada, mas no momento nós ainda tentamos negociar com a prefeitura”, completou a professora.

Professores na porta da PMA
Por enquanto o único ponto de pauta que foi atendido foi o concurso público para professores. O prefeito Edvaldo Nogueira assegurou na última reunião com os professores, no dia 16, que realizará o concurso para preenchimento de vagas. No entanto, não ficaram especificado detalhes para a realização de um concurso público para funcionários da rede.

“A nossa luta não é só pelo magistério. Faltam professores e também servidores nas escolas. Isso prejudica todo o andamento da rede municipal”, explicou Vera.

A professora ficou abismada ao chegar na porta da PMA essa manhã e ver toda a guarda municipal no local. “Eu não estou entendendo. Há muito tempo que não vemos esse tipo de impedimento”, disse a professora se referindo ao pedido de retirada do carro de som da frente da Prefeitura. Segundo informações da PMA, a presença dos guardas na manifestação foi só para dar maior segurança e permitir a fluidez do trânsito.

A rede municipal atualmente conta com 1.700 professores e aproximadamente 35 mil alunos. As manifestações da paralisação continuam essa tarde numa marcha coletiva que sairá às 14h da Praça da Bandeira.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais