Programa da Câmara de Aracaju estréia na segunda

0

Os trabalhos desenvolvidos na Câmara Municipal de Aracaju serão apresentados, de forma resumida, a toda a população do Estado a partir da próxima segunda-feira, dia 15, através do programa “Câmara em Ação”, transmitido pela TV Atalaia no horário das 20 horas. O segmento será apresentado – de segunda à sábado – após o novo telejornal “SBT Brasil”.

 

Tanto o programa, quanto a revista semestral da Câmara Municipal de Aracaju, “Anais Municipais”, foram apresentados na manhã de hoje no Hotel Aquarius, em um café da manhã que contou com a presença de vereadores, do prefeito de Aracaju e do vice, Marcelo Déda e Edvaldo Nogueira, do secretário de Estado da Administração, Mendonça Prado, e da imprensa em geral. Para o presidente da Câmara, vereador José Ramos da Silva (PSB) – o Zeca -, a proposta aproxima a casa da população.

 

“Este é um passo importante para a Câmara de Aracaju. É um instrumento a mais de divulgação do nosso trabalho, é um instrumento a mais que todos os cidadãos terão para fiscalizar os trabalhos realizados na Câmara e uma forma de prestarmos contas à sociedade”, avalia Zeca, informando que através do programa, a sociedade poderá acompanhar, diariamente, as proposituras, discussões e votações realizadas.

 

Já a revista “Anais Municipais”, que nesta edição foi organizada pelo jornalista e historiador Luiz Antônio Barreto, tem como objetivo registrar – para a posteridade – e apresentar para a sociedade o presente e o passado da Câmara de Vereadores. “A revista serve para definir que a casa legislativa deve ter cuidado com a sua memória e com a história de Aracaju. Ela serve para mostrar como trabalhou a casa, no passado, e também hoje”, explica o jornalista.

 

Para o vereador Vinícus Porto, PFL, a Câmara está concretizando projetos há muito tempo esperados. “Este é um desejo de muitos e muitos anos dos vereadores desta casa, e graças ao trabalho da nossa presidência conseguimos realizar este sonho e fazer com que o povo aracajuano tenha condições de saber quais são os assuntos que estão sendo discutidos”, comemora.

O programa “Câmara em Ação” será diário e terá duração de 20 minutos. Todas às segundas, quartas e quintas-feiras, ele exibirá os quadros informativos “Cidadão em Foco” e “Por dentro do Legislativo”. Na sexta-feira será feito um resumo do que foi discutido na semana. Aos sábados será a vez da exibição do quadro “perfil”, que pretende retratar personalidades sergipanas, iniciando a série com a história dos 19 vereadores que hoje atuam na Câmara.

 

Para o petista Iran Barbosa, criar instrumentos desta natureza permite que a democracia se torne mais real na sociedade. “Acho que estas duas iniciativas melhoram muito a relação dos cidadãos com os vereadores. Primeiro porque através do ‘Câmara em Ação’ nós teremos a oportunidade de socializar, junto a  população, os trabalhos do legislativos. Agora, nós sabemos que a nossa democracia é representativa, mas, infelizmente, existe uma representatividade de fachada, onde o eleitor é chamado a participar desse modelo apenas com a eleição e com o voto. Depois ele não acompanha o trabalho de seus representantes. E estes instrumentos vão permitir que a população aracajuana acompanhe e cobre o que for preciso aos vereadores de Aracaju. Acho que isto amplia o caráter democrático da Câmara e dá uma força a representatividade”, analisa.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais