Programa de Aquisição de Alimentos estimula agricultura familiar

0

Foto: Edinah Mary/Seides
A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), através do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN), apresentou aos gestores municipais sergipanos nesta terça-feira, 2, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Sergipe). O evento foi realizado na sede da Seides.

Durante a reunião, a coordenadora do DSAN, Maria Luiza Omena, juntamente com o coordenador do PAA Nacional e representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Marcelo Resende, explicaram que o objetivo do Programa é adquirir alimentos da agricultura familiar e dos assentados da reforma agrária para atender à necessidade nutricional de 8.167 pessoas atendidas por programas estaduais e municipais de segurança alimentar.

O Programa envolverá sete municípios integrantes do Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad) e do ‘Territórios da Cidadania’, programa de desenvolvimento econômico do Governo Federal. Os municípios beneficiados são Graccho Cardoso, Monte Alegre, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo e Pedra Mole.

Ao todo, o programa pretende adquirir 490 toneladas de alimentos de 210 agricultores familiares, observando o limite de R$ 4,5 mil por agricultor. O PAA é integra políticas públicas que proporcionam ao agricultor familiar oportunidades de emprego e renda, além do resgate da plena cidadania e apropriação do valor da produção familiar.

Comentários