Projeto socioambiental terá cooperação da FMA

Projeto envolverá o Centro de Educação Ambiental Manoel Bonfim (Foto: arquivo PMA/Sérgio Silva)

A Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) assinou o Termo de Cooperação Técnica junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aracaju (Sema), para efetivação de um projeto socioambiental na região do mangue do bairro Coroa do Meio, zona Sul da capital.

Trata-se da reabertura do Centro de Educação Ambiental Manoel Bonfim, que sofreu atos de vandalismo e hoje precisa de reparos em sua estrutura. Nesse sentido, a Universidade Tiradentes (Unit), representada pelo professor Ricardo Mascarello, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, também realizará intervenção na localidade em conjunto com a Fundação.

As atividades do projeto da FMA terão cunho de educação ambiental e contarão com parceria da Unit para atuar na região. O objetivo é preservar o manguezal e sensibilizar os moradores quanto à necessidade de conservação desse ecossistema, os envolvendo em ações socioambientais. Somar esforços e ideias de moradores da região do Centro de Educação Ambiental Manoel Bonfim, antigo Museu do Mangue, também faz parte da proposta de revitalização do espaço.

Antes de atestar o documento, o secretário de Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos, revelou a satisfação do órgão em trabalhar com uma instituição que tem compromisso em cumprir sua missão ambiental de forma tão honrada. “Estamos concretizando uma parceria que se iniciou informalmente com a FMA, mas que agora toma proporções relevantes pois busca saídas em conjunto para aquela comunidade. Digo ainda que esta é uma parceria fundamental e importante para o desenvolvimento de atividades socioambientais na Coroa do Meio. Com a agregação de outros parceiros como a Unit, teremos mais serviços voltados à comunidade”, pontua Matos.

O secretário esclarece que o Centro está em processo de conclusão de reforma, já que foi alvo de pichação e depredação por parte de vândalos. “A reabertura do Centro de Educação Ambiental está prevista para abril de 2015”, conclui Matos. Para que tudo ocorra da forma mais tranquila, o primeiro posto avançado da Guarda Municipal ficará no anexo do Centro de Educação Ambiental Manoel Bonfim. “Sabemos que este é um anseio antigo da comunidade”, completa o secretário.

Até o momento, as equipes da FMA e Unit se reuniram e traçaram estratégias para unificar as propostas das instituições seguindo a orientação da Sema. Os próximos passos serão dados em consonância com as obras reestruturantes da prefeitura no local, mediante os atos de vandalismo que a estrutura sofreu neste último ano.

Fonte: FMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais