Projeto Verão: confira como fica o trânsito durante os dias de festa

A coletiva de imprensa foi realizada na seda PMA (Foto: Marcelle Cristinne/Secom)

A partir desta sexta-feira, 1°, a Orla da Atalaia, assim como a Orla Pôr do Sol, serão palcos de mais uma edição do Projeto Verão, que segue até o domingo, 3, com uma programação vasta com atrações musicais, Arena Criativa, práticas esportivas, dentre outras atrações.

Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, 29, a Prefeitura de Aracaju e demais órgãos municipais, além de profissionais de segurança pública, detalharam o esquema operacional que será colocado em prática nos três dias de evento.

Confira abaixo os detalhes do plano operacional

Esquema de trânsito (Foto: SMTT)

Trânsito

Cerca de 60 agentes de trânsito da SMTT atuarão no evento, em pontos de bloqueio montados na região da avenida Santos Dumont, na Orla da Atalaia e também no monitoramento do trânsito nas imediações do evento. Na sexta-feira, 1º de março, a partir das 8h, o trânsito na avenida Santos Dumont, no sentido Norte (praias/Centro), da rotatória do antigo Hotel Parque dos Coqueiros até o posto do Corpo de Bombeiros, no início da Passarela do Caranguejo, ficará bloqueado.

A circulação de veículos será liberada apenas no início da manhã da segunda-feira, 4. O trânsito será desviado, nos três dias, pela rua Clóvis Rollemberg. O bloqueio da avenida Santos Dumont, no sentido Sul (Centro/praias), nos três dias de evento (sexta, sábado e domingo), acontece das 16h às 5h, a partir da Passarela do Caranguejo. Os veículos serão desviados pela rua François Hoald, na Atalaia.

O esquema foi detalhado nesta quinta-feira, 29 (Foto: SMTT)

Para as pessoas que quiserem se deslocar de táxi, será montado um ponto entre as ruas Lions Club e François Hoald, atrás da Passarela do Caranguejo. Para quem preferir utilizar o transporte público para chegar e retornar do evento, o terminal Zona Sul (Atalaia) irá funcionar normalmente até as 0h, retomando a operação às 4h, com as linhas de ônibus habituais do sistema. Por conta dos bloqueios no trânsito na Santos Dumont, durante os três dias de evento, a linha 600 CP1 – Circular Praias 01, terá seu itinerário alterado. A linha sairá do terminal Zona Sul (Atalaia), seguindo pela rua Juiz Moacir Sobral, rua Arício Guimarães Fortes, rua Dep. Clóvis Rollemberg, avenida Melício Machado, retornando e seguindo pela rodovia Inácio Barbosa, retornando e seguindo pela rua João Dias Moraes (Lot. Aruana) e avenida Inácio Barbosa.

Saúde

A SMS atuará no Projeto Verão 2024 por meio da Vigilância Epidemiológica, da Vigilância Sanitária e do Posto Médico. Ao todo, 43 profissionais atuarão no evento, o qual contará com o suporte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A Vigilância Epidemiológica fará a distribuição de preservativos e insumos e a orientação sobre prevenção combinada nos três dias da programação, sempre das 17h às 23h. Durante o evento, serão distribuídos mais de 21 mil preservativos masculinos, mais de 1,5 mil preservativos femininos e aproximadamente 9,5 mil unidades de gel lubrificante.

A Vigilância Sanitária e Ambiental de Aracaju (Visa) fiscalizará e promoverá a segurança dos alimentos que serão ofertados nos três dias do evento, salvaguardando os aspectos sanitários e a saúde da população que ali estiver contemplando a festa. Serão inspecionados os alimentos, bebidas, gelos e, também, a atuação dos vendedores ambulantes. Durante as inspeções, serão verificadas as condições sanitárias, ou seja, se os alimentos estão bem acondicionados, se o gelo está sem risco de contaminação, e se as pessoas que manipulam os alimentos estão usando equipamentos de proteção individual. Tudo isso para evitar que a população corra riscos ao consumir os produtos.

Já o Posto Médico oferecerá atendimento com acolhimento, onde o paciente será atendido de acordo com o perfil do seu quadro clínico. Serão ofertados serviços de baixa e média complexidade, sutura de pequenas lesões e, em casos mais graves, os pacientes serão estabilizados e regulados aos hospitais municipais que servirão como retaguarda. O Posto Médico contará com 10 leitos, sendo dois de estabilização; seis poltronas para medicação e funcionará das 19h às 4h, na sexta-feira e sábado, 1º e 2, e das 19h às 3h no domingo, 3. No total, 24 profissionais da saúde atuarão, por noite, na unidade, sendo três gestores, três médicos, três enfermeiros, nove técnicos de enfermagem, dois profissionais de serviços gerais, dois seguranças desarmados e dois motoristas.

Segurança

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA), montou uma operação com o propósito de garantir a segurança de todos os envolvidos nos três dias do evento. Serão 250 guardiões empregados diariamente, distribuídos no policiamento do perímetro da festa, através de patrulhas itinerantes, elevados de observação e viaturas dispostas de forma estratégica na faixa de areia próxima aos palcos, além de videomonitoramento com câmeras fixas, com tecnologia de reconhecimento facial, e drones.

Haverá reforço do policiamento preventivo da região periférica e terminais de integração e o emprego de cães farejadores e de guarda que serão utilizados em horários pré-determinados, principalmente na faixa de areia e região dos bares.

por João Paulo Schneider

Com informações da PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais