Proprietários rurais devem realizar cadastro ambiental

Proprietários rurais têm até maio para realizar cadastro ambiental (Foto: ASN)

Os cem mil proprietários rurais de Sergipe têm até o mês de maio para realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Criado pelo novo Código Florestal (Lei n° 12.651/2012), o cadastro é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais. O cadastro pode ser realizado através do sítio.

O objetivo do CAR é promover a identificação e a integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais, visando o planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental. O proprietário que não fizer o registro fica impossibilitado de realizar financiamento bancário, ter acesso a crédito e fazer transações de compra e venda do imóvel.

Para auxiliar os produtores, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) realiza cursos de capacitação nos municípios sergipanos. Na última quarta-feira, 21, os técnicos da Adema visitaram Estância para realizar treinamento com produtores e secretários municipais.A perspectiva do Governo do Estado, por meio da Adema, é que o curso seja realizado nos 75 municípios de Sergipe.

Durante a abertura do evento, o presidente da Adema, Wanderlê Correia ressaltou que a capacitação é uma promoção do Governo do Estado de Sergipe aos municípios, diante da obrigatoriedade de inscrição dos imóveis rurais no CAR por parte de seus proprietários ou posseiros.

“O pequeno proprietário rural não poderá contar que o órgão ambiental faça essa inscrição pra ele, pois caberá ao órgão a análise e a validação da inscrição. O Governo do Estado, por meio da Adema, promove o curso de capacitação para todas as instituições e prefeituras com objetivo de facilitar e ajudar ao pequeno proprietário, que corresponde a mais de 85% das propriedades a serem cadastradas", frisa Wanderlê, acrescentando que o produtor que não conseguir realizar o cadastro através do site, pode procurar as secretarias municipais de agricultura ou de meio ambiente.

Parceria

“Já estamos agendando uma pauta junto a Associação dos Prefeitos dos Municípios de Sergipe com o objetivo de divulgar a obrigatoriedade do CAR por parte dos proprietários de imóveis rurais. A ideia é formalizar parceria com as prefeituras a fim de realizar o curso de capacitação para os servidores municipais”, salienta o presidente da Adema.

Ainda segundo Wanderlê, desde o ano passado que a Adema vem realizando palestras e reuniões sobre o CAR junto aos sindicatos, associações, e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Sergipe (Fetase).

Com informações da ASN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais