Proteção Social de Alta Complexidade é tema de encontro

(Foto: Edinah Mary)

Capacitar e atualizar os profissionais dos municípios sergipanos sobre o Serviço de Acolhimento Institucional/Familiar para crianças e adolescentes. Esse foi o objetivo principal do II Encontro sobre Proteção Social Especial de Alta Complexidade realizado durante esta terça-feira, 5, até às 17h, no Auditório Atalaia, do Centro de Convenções (CIC).

Realizada pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), a iniciativa visa promover maior entendimento sobre a operacionalização do referido serviço, além de prepará-los para o exercício da função de modo que o conhecimento técnico adequado e a qualidade do atendimento sejam alcançados.

Representando a secretaria de Estado da Inclusão Social, a diretora do Departamento de Assistência Social (DAS) da Seides, Sônia Lima, ressaltou a importância da realização de um evento deste porte com o intuito de apresentar, detalhar e trocar experiências acerca dos programas e projetos executados nos âmbitos municipal, estadual e federal, visando atender as pessoas em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social.

“Só conseguimos avançar na política pública socioassistencial com o controle social. É assim que Sergipe vem avançando bastante nessa área, mas queremos avançar muito mais, junto com a contínua parceria entre o governo municipal, estadual e federal, através, principalmente, do serviço de cofinanciamento e do CapacitaSuas, no qual Sergipe é considerado pioneiro nacional pelo MDS no que se refere à sua implementação. É por esses motivos também que precisamos ter coragem para enfrentar o desafio de implementar e executar os serviços de atendimento e de acolhimento, trabalho que é bastante gratificante para todos os envolvidos, ainda mais quando alcançamos resultados exitosos como esses”, avalia Sônia.

Para a coordenadora geral substituta de Serviços de Acolhimento do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS, Niusarete Margarida de Lima, que foi ministrante das palestras ‘Os Serviços e características da Proteção Social Especial de Alta Complexidade’ e ‘O Reordenamento dos Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes’, esses momentos têm como objetivo, além de apresentar as demandas em Sergipe, estimular a troca de experiências entre os participantes do evento para que todos possam aprender uns com os outros.

”Estamos aqui para trocar experiências, para dialogar acerca das diretrizes nacionais, que norteiam também algumas das determinações locais. Mas isso só acontece se as políticas públicas de assistência social forem executadas de forma adequada e com um único alinhamento de idéias e dentro de um contexto global. Para isso, todos os setores e todas as equipes atuantes nessa área devem trabalhar em sintonia e de forma harmônica, garantindo, assim, que as diversas ações cheguem com qualidade para aqueles que mais precisam”, ressalta Niusarete. 

A secretária adjunta municipal de Assistência Social de Indiaroba, Danielze Soares Santos, destacou que a realização desse encontro vem em um importante momento para os gestores municipais, devido à implementação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) na cidade. “A nossa expectativa, neste evento, é que ele possa contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento feito pela nossa equipe às pessoas e famílias com direitos violados e em situação de vulnerabilidade e risco social, garantindo um futuro melhor para elas”, conclui. 
      
No turno da tarde, o público participa das palestras ‘Plano de Atendimento Individual e Familiar e Projeto Político Pedagógico’ e ‘Orientações para elaboração do ‘Plano de Acolhimento para Crianças e Adolescentes’, com Ana Angelica Campelo, Técnica da Coordenação Geral do Serviço de Acolhimento da SNAS/MDS.

Fonte: Seides

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais