Recuperação da ponte do Rio Poxim está 90% concluída

0
Recuperação da ponte do Rio Poxim está 90% concluída (Foto: Marcos Rodrigues/ASN)

Quem passa pela ponte do Rio Poxim, que liga o Centro de Aracaju a Atalaia, mal nota que alguns metros abaixo mais de 20 homens trabalham para recuperar a sua estrutura. O trabalho discreto dos operários não interfere na rotina dos sergipanos que utilizam a via para chegar ao Comércio, trabalho, escola ou praias da capital, mas é essencial para manutenção da passagem, estratégica para o dinamismo do trânsito e fluxo de veículos na cidade. A obra realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura, já está 90% concluída e deve ser entregue em quatro meses.

As pontes, Presidente Juscelino Kubitschek, no sentido Atalaia – Centro da Cidade, construída no Governo Leandro Maciel, ainda na década de 1950 e a Paulo Barreto de Menezes, sentido Centro da Cidade – Atalaia, construída em meados dos anos 1970, possuem um longo tempo de uso e embora, por enquanto, não oferecesse risco à população, já haviam apresentando sinais de desgaste em sua estrutura, merecendo os cuidados realizados. A intervenção de recuperação compreende a recuperação dos pilares e vigas de sustentação, com a realização de serviços abaixo da linha d’água. Também passará por recuperação a passarela em estrutura metálica sobre o rio Poxim.

A intervenção compreende ainda a pintura e recuperação de toda a estrutura metálica da passarela, com a substituição dos pontos oxidados. O valor total investido é de R$ 2,5 milhões. Tanto na parte superior como na inferior foram feitos trabalhos de reforço e recuperação estrutural. Lajes, pilares e blocos da conjuntura da ponte passaram por revitalização. Pintura da estrutura de concreto e impermeabilização foram necessárias para garantir a maior durabilidade da obra. A ponte um (no sentido Atalaia/Centro) já foi concluída. Atualmente, os operários trabalham retocando os guarda-corpos, danificado por conta de acidentes de carros, e em outros detalhes.

Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a obra tem sido executada da maneira esperada. “Este é mais um resultado positivo da valorização dada pelo Governo do Estado à construção de pontes, o que tem melhorado consideravelmente o deslocamento das pessoas por Sergipe, neste caso especial contribuído para a melhoria do trânsito em Aracaju. Ao longo da execução da obra, descobrimos outras necessidades, que foram incluídas no cronograma”, explica.

Com informações da ASN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais