Redemoinho assusta moradores e leva barracas em feiras de Macambira

Toldos e barracas foram levados pelo vento (foto: Grupo Whatas App JP e Ana)

Um redemoinho derrubou toldos e algumas barracas na feira do município de Macambira por volta de 10h30 desta segunda-feira, 28. De acordo com o jornalista Thiago Farias, que trabalha no município que fica a 75 km de Aracaju, não houve grandes danos e a área Central foi a mais atingida pelo fenômeno.

O coordenador do Centro de Meteorologia de Sergipe, Overland Amaral, informou que estão monitorando a região e que a elevação da temperatura e as condições do relevo ajudam a acontecer este tipo de fenômeno. “O redemoinho é o movimento do ar em sentido vertical, em ciclonagem. Ele nasce em superfície e levanta muita poeira”, explica.

Overland acrescentou que o redemoinho que ocorreu na manhã de hoje em Macambira apresentou uma velocidade entre 50 a 60 km, mas que não existe motivo para maior preocupação dos moradores da cidade. “É um fenômeno comum nessa época do ano, nas regiões do Agreste ao Sertão. O redemoinho pode ter sua velocidade ampliada se houver a elevação da temperatura. Ele, geralmente, é prenúncio de formação de trovoadas. Ao chegar a 60km o redemoinho pode levantar toldos, coisas leves em superfícies e até derrubar uma árvore”, diz.

por Raquel Almeida

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais