Registros de assaltos a ônibus cai 83% desde 2016 em Aracaju

Os dados foram divulgados na sede da SSP. (Foto: Portal Infonet)

Com um saldo de 277 assaltos em ônibus do transporte público durante 2019, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE) e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), se reuniram na manhã desta segunda-feira, 23, para dialogar com a imprensa e explicar as estratégias utilizadas pelos órgãos para frear a ação dos bandidos. O número representa uma queda de aproximadamente 83% do número de assaltos em comparação ao ano recorde de 2016, quando 1.628 delitos dessa natureza foram registrados.

Comandante do CPMC destaca ações praticadas para a redução. (Foto: Portal Infonet)

A apresentação dos dados foi feita pelo presidente do Setransp, Alberto Almeida, pelo comandante do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPM), coronel Moura Neto, e pela delegada Nalile Bispo. Os representantes destacaram as abordagens policiais e a instalação de câmeras de segurança nos ônibus como trunfos para a obtenção dos números positivos.

“[Desde 2016] virou rotina para os batalhões abordarem ônibus, houve também o incremento de câmeras de segurança nos ônibus, a diminuição da quantidade de dinheiro circulando nos ônibus a partir da utilização do cartão, além da redução do armamento, com a apreensão de mais de 510 armas de fogo. Diminuímos o poder letal e o dinheiro e ampliamos o horizonte de verificação desse marginal”, afirmou o comandante do CPMC, coronel Moura Neto.

Presidente da Setransp ressalta unificação de forças. (Foto: Portal Infonet)

Para o presidente da Setransp, a unificação das ações de combate aos assaltos, evidenciada após o número recorde de 2016, foi o ponto alto da redução do número. “O forte daqui foi a junção de forças entre a PM, a Polícia Civil, a Guarda Municipal. As empresas cedem as imagens, nós vamos a cada dia melhorando a qualidade, o foco das câmeras, e toda essa unificação, que seria para reduzir ou eliminar os delitos, foi o grande diferencial”, pontuou Alberto Almeida.

Os dados de 2019 divulgados na coletiva apontam que em 2019 a média de assaltos a ônibus coletivos esteve na faixa de 20 por mês, tendo apenas o mês de junho atingido um número superior, com 34 registros.

por Daniel Rezende

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais