Reitor da UFS é eleito vice-presidente da Unitrabalho

0

O reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, foi eleito na quarta-feira (17 de maio), em Brasília, vice- presidente da Rede Universitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (Unitrabalho), pela Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A Unitrabalho é uma rede universitária nacional que agrega, atualmente, 92 universidades e instituições de ensino superior de todo o Brasil.
A instituição foi criada em 1996 com o objetivo de contribuir para o resgate da dívida social que as universidades brasileiras têm com os trabalhadores. Sua missão – integrar universidades e trabalhadores para o desenvolvimento de projetos que subsidiem suas lutas por melhores condições de vida e de trabalho – se concretiza por meio da parceria em projetos de estudos, pesquisas e capacitação.
Para viabilizar as suas ações, a Unitrabalho busca a síntese do saber da academia com o saber dos trabalhadores e, assim qualificar a organização e a ação social.Além de contribuir para o fortalecimento das organizações sociais relacionadas com o Mundo do Trabalho, a Unitrabalho busca o fortalecimento das instituições de ensino superior a ela agregadas.
Suas ações desenvolvem-se em torno de 4 principais programas: Economia Solidária; Emprego e relações do Trabalho; Saúde do Trabalhador; e Trabalho e Educação. O Programa Nacional de Economia Solidária e Desenvolvimento Sustentável da Rede Unitrabalho está constituído como um espaço plural de pesquisa e atividade prática de extensão consubstanciado na luta pela construção de novas relações de trabalho, que promovam o desenvolvimento sustentável e a autonomia dos trabalhadores por meio de empreendimentos econômicos solidários autogestionários-EES, com vistas á inovações tecnológicas e inserção no mercado, preferencialmente em cadeias produtivas.

 

SAÚDE DO TRABALHADOR

O objetivo deste programa é tornar disponível a produção acadêmica sobre a relação saúde-trabalho para uso da sociedade, através da constituição de banco de dados, como parte do Sistema de Informações da Unitrabalho.
O desenvolvimento desse trabalho permitirá contribuir para a constituição do Sistema de Informações / Banco de Dados para a rede Unitrabalho na área Saúde-Trabalho, identificar e caracterizar a produção acadêmica já existente na área Saúde-Trabalho, identificar a produção temática específica da área Saúde-Trabalho articulando-se, compondo-se e atuando em parceria com outros projetos referência e delinear questões de relevância nacional, em termos do conhecimento e da intervenção, relativas às esferas da Saúde e do Trabalho.
  
TRABALHO E EDUCAÇÃO

Considerando as rápidas e profundas transformações nas relações de trabalho que vêm produzindo um cenário sócio-econômico caracterizado por altos índices de desemprego e trabalho informal, no Brasil, nos últimos anos, a Unitrabalho estruturou um Programa de Educação e Formação Profissional, que procura articular as necessidades dos trabalhadores brasileiros e o conhecimento acumulado pelas universidades agregadas à rede.
O Programa nasce respaldado pelos diferentes projetos desenvolvidos pela Unitrabalho, na área de formação profissional, junto a diferentes parceiros. O Núcleo da Unitrabalho na Universidade Federal de Sergipe, por meio de sua Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários, tem desempenhado um papel ativo de apoio a grupos de produção em diferentes áreas da economia no meio urbano e rural.       
A Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Econômicos Solidários da Universidade Federal de Sergipe surgiu em 1999 tendo em vista as demandas oriundas de grupos populares no sentido de auxiliar na construção de empreendimentos econômicos solidários com vistas a geração de trabalho e renda. O propósito era constituir um espaço de fortalecimento das populações excluídas do mercado de trabalho, através da formação, organização e acompanhamento de experiências de economia solidária no estado de Sergipe, proporcionando o acesso à renda através da cooperação e do trabalho.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais