Reunião de Análise Climática congrega técnicos em Aracaju

Foi aberta nesta quinta-feira, às 9 horas, no Centro de Convenções do Hotel Aquarius, em Aracaju, a V Reunião de Análise Climática para o Nordeste do Brasil, um evento coordenado pelo Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Planejamento, e que reúne técnicos de todos os estados nordestinos e ainda convidados de São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Brasília.

Na pauta, destaque para a análise dos parâmetros oceânicos atmosféricos visando efetuar a previsão da quadra chuvosa do Leste do Nordeste do Brasil, em especial para o Estado de Sergipe, para o trimestre junho, julho e agosto de 2005. Também consta a identificação das regiões climáticas de chuvas homogêneas em Sergipe e a divulgação do PMTCRH Fase II – Excelência em Ciência, Tecnologia e Gestão, segundo o coordenador do Centro de Meteorologia de Sergipe, Overland Amaral Costa.

A reunião foi aberta pelo secretário Adjunto do Planejamento, Artemízio Resende, e em seguida houve a apresentação do professor José Ivaldo de Brito, do Departamento de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Campina Grande, sobre o tema “Proposta de Identificação das Regiões Climáticas de Sergipe”. Em seguida, apresentações dos representantes dos diversos Centros Estaduais de Meteorologia para uma avaliação do comportamento das chuvas no mês de abril e início de maio deste ano, além da variabilidade temporal e espacial da pluviometria diária, situação dos volumes dos açudes sobre os Estados do Nordeste do Brasil.

Consta ainda programação no primeiro dia do evento, uma apresentação das análises dos campos de grande escala, atmosféricos e oceânicos e uma avaliação dos resultados de modelos prognósticos para a região Nordeste. Antes do encerramento, nesta sexta-feira, dia 20, será elaborada a previsão climática para o trimestre junho, julho e agosto de 2005 e geração do boletim com os resultados da reunião.

A reunião será encerrada, antes da divulgação do relatório final, com uma apresentação do professor Paulo Nobre, coordenador de Meteorologia do PMTCRH e pesquisador do INPE/CPTEC, que vai falar sobre o tema “Integração Interministerial CPTEC/INPE/INMET/Centros Estaduais de Meteorologia para Ampliação da Difusão da Informação do Tempo e do Clima aos Usuários em Geral”.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais