Reunião do CBHSF define ações contra transposição

A reunião que acontece hoje, às 14h30, na Cúria Metropolitana de Salvador, dos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco definirá, entre outras coisas, a estratégia de combate contra o projeto da transposição, proposto pelo governo Federal. Além disso, o presidente da entidade, professor Luiz Carlos Silveira Fontes, já anunciou que também será criada a Frente Ampla Intesrestadual em Defesa do Rio São Francisco e Contra a Transposição.

 

O encontro, que já estava previamente agendado, coincidiu com a cassação no dia de ontem – na 14ª Vara federal de Salvador -, da liminar que suspendia o licenciamento ambiental, a realização das audiências públicas e a licitação em favor da transposição do São Francisco. Por conta da mudança na situação, e na urgência impressa pelo governo, os membros do Comitê vão discutir novas formas de tentar impedir o andamento do processo. Foi o que garantiu o deputado estadual Augusto Bezerra, sem partido, que deve representar a Assembléia Legislativa de Sergipe na reunião.

 

“Na verdade este é um movimento para se determinar como se dará a luta, se na justiça ou através de manifestações populares, com o apoio de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil, a igreja, estudantes, enfim, de todas as representações sociais. Vale ressaltar neste momento a sabedoria do governo Federal, que aproveitou as férias parlamentares para derrubar a liminar e, de forma apressada, conclamar uma nova reunião do Conselho Nacional dos Recursos Hídricos”, acusou Bezerra.

 

Segundo ele, a reunião do CNHR está marcada para o próximo dia 17. Durante o encontro, o governo Federal pretende definir o calendário de audiências públicas nos Estados. “Soube, extra-oficialmente, que eles pretendem realizar todas elas antes de 15 de fevereiro, quando recomeçam os trabalhos nas assembléias e câmaras de todo o país”, informou o deputado. “Querem fazer a coisa no escuro, mostrando a ilegalidade que é essa obra de transposição. Agora, só vejo uma saída: a mobilização popular. Só assim conseguiremos impedir, como aconteceu no período do governo de Fernando Henrique Cardoso, que esse processo siga em frente”, analisou o parlamentar.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais