Reunião irá discutir data de transferência de 200 presos

Reunião irá discutir data de transferência de 200 presos(Foto: Arquivo / Portal Infonet)

A Secretária de Estado da Justiça (Sejuc) tem até abril de 2015 para adotar projetos que contribuam para a melhora do Sistema Prisional de Sergipe. A medida tem como base uma decisão do Desembargador Cezário Siqueira Neto, julgada na última sexta-feira, 18, que determinou a suspensão da interdição dos presídios de Areia Branca e Nossa Senhora da Glória.

De acordo com a assessoria de comunicação do TJ, a ação deverá ser publicada no Diário da Justiça nos próximos dias. Em entrevista ao Portal Infonet, o assessor de comunicação da Sejuc, Marinho Tiba, disse que “a medida com certeza irá desafogar consideravelmente as unidades prisionais do Estado”, disse.

Marinho ressaltou ainda que algumas deliberações já serão adotadas como forma de garantir a melhoria no sistema penitenciário sergipano. Entre as ações, está a ampliação de tornozeleiras eletrônicas em presos e a implantação do sistema de videoconferência nas unidades. “Iremos realizar a implantação de 400 tornozeleiras; a implantação e videoconferência nas unidades, que irá garantir que presos sejam julgados de dentro dos presídios, reduzindo o número de escoltas policiais e quadruplicando o número de audiências em uma parceria com o judiciário”, disse o assessor.

A criação e expansão de unidades prisionais estão entre as projetos a serem adotadas pela Sejuc. “Estaremos inaugurando em março de 2014, o presídio de Estância; e estaremos promovendo ainda no mês de março, a entrega do novo anexo da unidade prisional de Areia Branca, e no mês de outubro, a de Nossa Senhora da Glória. A nossa expectativa, é aumentar em até 1.400 novas vagas para presos nas unidades”, informou.

Reunião

Sobre quando acontecerá a primeira transferência de 200 presos de delegacias para unidades prisionais do Estado, o assessor informou que “uma reunião entre o secretário da Justiça, Walter Lima e o Secretário da Segurança Pública (SSP/SE), João Eloy, deverá ser realizada nesta terça-feira, 22, para discutir sobre o cronograma de transferências de presos de delegacias para presídios sergipanos”.

Por Leonardo Dias e Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais