Rodoviárioas receberão reajuste salarial de 8%

0
Trabalhadores de transportes em Aracaju
fecham acordo em negociação na SRTE (foto: arquivo Portal Infonet)

Os trabalhadores em empresas de transportes rodoviários de passageiros de Aracaju vão ter reajuste salarial de 8% e ticket alimentação no valor de R$ 400,00, com retroatividade a 1º de março. Foi o que ficou acordado na segunda rodada de negociação da mediação realizada na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Sergipe – SRTE/SE, entre as lideranças sindicais do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Aracaju – SINTRA – e os dirigentes do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Município de Aracaju – SETRANSP.

A mediação iniciada na última terça-feira, para a negociação da Convenção Coletiva de Trabalho 2014/2015, foi solicitada pela representação sindical dos trabalhadores e, na primeira rodada, foram acordadas as cláusulas sociais para o novo instrumento coletivo de trabalho que terá vigência de 1º de março 2014 a 28 de fevereiro de 2015. Ainda na reunião inicial, as partes discutiram, mas sem consenso, os percentuais de reajustes do piso salarial e do ticket alimentação, além de percentual diferenciado para os motoristas de ônibus articulados.

Na segunda rodada, realizada na manhã desta quinta-feira, também na SRTE/SE, unidade regional do Ministério do Trabalho e Emprego, a bancada patronal liderada pela procuradora do Setransp, Célia Souza Andrade e com a participação de empresários do setor, apresentou ao presidente do Sintra, Miguel Belarmino, nova contraproposta e piso salarial e ticket alimentação, mas que também foi rejeitada pelos trabalhadores. As negociações tiveram continuidade e, no final, as partes chegaram ao consenso com a aprovação do reajuste salarial de 8% e o ticket alimentação no valor de R$ 400,00. Os aumentos são retroativos a 1º de março e as diferenças salarial e do valor do ticket referentes a março, serão pagas em três parcelas, juntamente com as folhas salariais de maio, junho e julho.

Construção Pesada e Civil

Além dos trabalhadores em transportes de passageiros de Aracaju, diversas outras categoriais, com data-base a partir de março, já fecharam as novas convenções coletivas de trabalho em rodadas de negociações na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Sergipe – SRTE/SE. Entre as essas categoriais, os trabalhadores da construção pesada conseguiram reajuste salarial de 8%, na mediação que aconteceu na segunda-feira 07, entre o Sintepav-SE e o Sindicato Nacional da Construção Pesada – Sinicon. Os trabalhadores da construção civil também garantiram reajuste salarial de 8%, na negociação entre o Sintracon e o Sinduscon, realizada no final do mês passado.

Fonte: SRTE

Comentários