RP apreende 259 armas e 292 kg de droga em 2014

0
Balanço das ocorrências de 2014 foi divulgado pela RP (Foto: divulgação)

A Polícia Militar de Sergipe, através do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp), divulgou, nesta segunda-feira, 5, os dados referentes aos trabalhos desenvolvidos pela unidade operacional de radiopatrulhamento em toda a capital e região metropolitana. A estatística ressalta os números correspondentes às apreensões de armas de fogo, munições, drogas e veículos recuperados em 2014.

Foram registrados 846 relatórios de ocorrências policiais, sendo 959 pessoas conduzidas às diversas delegacias de Polícia Judiciária. Dentre os autores, 750 eram homens, 52 mulheres e 157 adolescentes. De 1º de janeiro a 31 de dezembro, o Batalhão da RP apreendeu 259 armas de fogo, 1.122 munições intactas de diversos calibres, 51 cartuchos deflagrados, 16 simulacros de arma de fogo, 19 carregadores para pistolas, seis coletes antibalísticos e 82 facas.

Relativos aos veículos recuperados, o Batalhão registrou o total de 282 apreensões, sendo 61 de carros, 93 motocicletas, 80 motonetas e 48 bicicletas. Outro dado que merece destaque é quanto às apreensões de entorpecentes. Desta natureza, o BPRp registrou 162 ocorrências, que resultaram na apreensão de aproximadamente 5,9 quilos de cocaína, 8,5 quilos de crack e 278,5 quilos de maconha, além de 38 balanças de precisão.

Ao longo de 2014, a unidade militar apreendeu o montante de R$ 44.550 provenientes das mais diversas ocorrências, e retirou de circulação a quantia de R$ 1.521 em cédulas falsas. Dentre as conduções às delegacias, 81 foram por roubos; 19 por furtos; 91 por vias de fato, agressões, lesões corporais, violação de domicílio, ameaças, cárcere privado, desacatos e desobediências; 17 foram recaptura de foragido da Justiça; oito homicídios, 12 tentativas de homicídio, 28 delitos de trânsito (embriaguez e direção perigosa), dois estupros e oito conduções por estelionato, receptação e cédulas falsas.

O trabalho do BPRp é desenvolvido por 192 policiais militares, com o apoio de 21 viaturas empregadas diuturnamente no policiamento ostensivo radiomotorizado, no recobrimento das áreas específicas do batalhões de policiamento comunitários subordinados ao Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC). O objetivo é aumentar a capacidade ostensiva e preventiva da Polícia Militar nas ruas, bem como atuar em atendimento às demandas provenientes das solicitações através do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp/190).
   
“O êxito alcançado em 2014 foi possível em razão da abnegação de todos os oficiais e praças da unidade, por entenderem a necessidade do incremento das ações de policiamento visando à defesa da vida. Saliento, também, o apoio concedido pelo comandante geral da PM, coronel Maurício Iunes, para a consecução dos trabalhos de radiopatrulhamento, conforme as diretrizes do Comando do Policiamento Militar da Capital”, frisou o tenente coronel Carlos Rolemberg, comandante do BPRp.

O comandante da BPRp considerou os índices estatísticos satisfatórios.  “Os resultados obtidos em 2014 nos impulsionam a continuar trabalhando com mais afinco na contenção da violência, em prol da segurança do cidadão”, finalizou.

Com informações da RP

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais