Saiba como cuidar das orquídeas sem dificuldades

Orquídeas: bem procuradas pela beleza e charme (Fotos: Portal Infonet)

Aparentemente frágeis e de difícil cuidado, as orquídeas se tornam cada vez mais procuradas pela elegância e composição perfeita na ornamentação do ambiente. Em Sergipe, a entidade Orquidófilos Associados (OASE) criou um espaço perfeito para comercializar, fazer treinamentos e até “prestar socorro” às espécies que estão aparentemente debilitadas.

Christiane [à direita]: cuidados com os substratos
Neste sábado, a OASE realiza a 2ª Mostra de Orquídeas, com exposição e venda de plantas oferecidas diretamente pelo produtor. No mesmo espaço, está o SOS Orquídeas, onde o visitante terá acesso às técnicas básicas de cultivo e de cuidados especiais para salvar e manter a planta sempre em boa aparência e saudável. “Uma das principais medidas que a gente tem que ter no cuidado das orquídeas é não afogá-las e não deixar que elas peguem muito vento”, ensina a presidente da OASE, Christiane Faro.

Para Christiane Faro, as pessoas devem também estar atenta à umidade de forma a não deixá-las ressecadas ou muito molhadas. “Elas não são tão delicadas como as pessoas pensam. Não é difícil cuidá-las, basta não molhar demais nem também deixá-las secas”, ressaltou.

Para evitar maiores danos à planta, conforme Christiane Faro, as pessoas também devem ficar atentas aos substratos, devendo trocá-los anualmente, utilizando sempre o tipo correto, geralmente de cascas de pinus ou carvão ativado e observando sempre a hidratação da planta com a dosagem equilibrada de água.

Nesta 2ª Mostra de Orquídeas, os organizadores do evento fazem uma homenagem especial ao professor Enoque Fernandes, falecido neste ano, que passou grande parte da vida dedicado às técnicas de cultivo de orquídeas.

Por Cassia Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais