Saiba o que funciona no Dia de São João em Aracaju

0
(Foto: arquivo Portal Infonet)

A antecipação do feriado municipal de São João para o dia 25 de maio tornou o tradicional 24 de junho um dia útil.

Apesar do Governo do Estado decretar ponto facultativo e as repartições estaduais não funcionar no dia de hoje, a prefeitura de Aracaju informou que nos dias 24 e 29 de junho os órgãos e serviços da administração municipal funcionarão normalmente, não sendo decretado ponto facultativo em nenhuma das datas.

O funcionamento das atividades respeita os decretos municipais de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

As repartições do Governo do Estado não vão funcionar, pois o Governo de Sergipe decretou ponto facultativo nesta data.

Supermercados

O Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Aracaju (Sincovese), Abel Gomes, informou que os supermercados na capital funcionam normalmente. No interior do estado, especialmente nos municípios que anteciparam o feriado de São João para as outras datas, os supermercados também funcionam. Cada rede define seu próprio horário de funcionamento.

Comércio em geral

No dia 24 de junho, as lojas do Centro e demais atividades comerciais, que tiverem permissão dos decretos do Governo de Sergipe e da Prefeitura de Aracaju para retomar as atividades, estarão de portas abertas entre 9h e 16h.

Shoppings

Neste momento em que a orientação é manter o distanciamento social, mais de 140 lojas dos shoppings Jardins e RioMar operam em sistema de delivery ofertando diversos produtos que prometem deixar as homenagens a São João e São Pedro ainda mais alegres, belas e saborosas. Acessando os hotsites shoppingjardins.com.br/delivery e riomararacaju.com.br/delivery, o público encontra estabelecimento de diversos segmentos como alimentação, vestuário, calçados, acessórios, tecnologia, beleza, dentre outros.

Para adquirir quaisquer itens disponíveis, basta o consumidor acessar o atendimento remoto de suas lojas preferidas (via WhatsApp, site, Instagram, telefone ou aplicativo de entrega), selecionar os produtos desejados, efetuar o pagamento e recebê-los em casa.

O Shopping Prêmio usou seu perfil no Instagram para disponibilizar os serviços de alimentação que estão funcionando com delivery. O mesmo canal de comunicação também foi usado pelo Aracaju Parque Shopping.

Mercados

Os mercados funcionam normalmente nesta quarta-feira, 24 de junho. O expediente é das 5h30 às 13h30.

Feiras livres

As feiras livres que acontecem às quartas-feiras, como é o caso das feiras dos conjuntos Dom Pedro e Orlando Dantas, serão realizadas em seus horários normais.

Agências bancárias

As agências bancárias funcionam normalmente nesta quarta-feira, 24.

Ferreira Costa

O Home Center Ferreira Costa funcionará normalmente das 9h às 20h na terça, 23, e quarta, 24.

Correios

As agências dos Correios da capital permanecem abertas ao público, disponibilizando produtos e serviços do portfólio dos Correios, e também realizando o cadastro para o Auxílio Emergencial. O horário de atendimento de cada unidade está disponível no site www.correios.com.br. Apenas agências localizadas nos CEACs e shoppings de Aracaju permanecem fechadas, em função dos decretos dos governos estadual e municipal, que restringem o funcionamento desses espaços.

As atividades da área operacional também continuam sem alterações no dia 24 de junho, com distribuição de correspondências e encomendas em todos os bairros de Aracaju. O atendimento de clientes para a retirada interna de objetos postais em centros operacionais está suspenso temporariamente, em função da adoção de medidas contingenciais e preventivas contra o coronavírus.

Para esclarecer dúvidas e atender outras demandas dos clientes, os Correios disponibilizam os telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), bem como o canal Fale Conosco, no site da empresa.

Hemose

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) informou que prossegue com o atendimento para receber doadores de sangue de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Esta semana apenas, na quarta-feira, 24, não haverá expediente externo; na quinta-feira, 25, retorna o atendimento normal.

Case

O Centro de Atendimento à Saúde de Sergipe (Case) não irá funcionar nesta quarta-feira, 24, Dia de São João, obedecendo ao decreto do governo do Estado, que estabeleceu ponto facultativo nesta data mantendo apenas em operação os serviços essenciais de urgência e as unidades de saúde assistenciais como hospitais, por exemplo.  Neste período de pandemia do novo coronavírus o Case tem utilizado a entrega domiciliar para atender os usuários de Aracaju e o Serviço de Atendimento ao Preposto para os pacientes do interior do Estado. O Case volta a funcionar na quinta-feira,25. A coordenadora lembra que o atendimento presencial está ocorrendo apenas para o primeiro cadastro. Salienta também que a renovação de cadastro acontece automaticamente enquanto durar a pandemia.

Unidades de Saúde

As oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) referências para síndromes gripais estão abertas normalmente, sempre atendendo das 7h às 20h. As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva e Fernando Franco funcionam normalmente, assim como a urgência odontológica do Fernando Franco.

Serviços emergenciais

Os serviços emergenciais do Estado, como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, polícias Militar e Civil, o Samu 192 Sergipe, hospitais e demais unidades de saúde de urgência estão sempre de plantão para atender as demandas da população.

TRF5

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 funcionará em regime de plantão judicial, na quarta-feira (24), conforme prevê o Ato nº 507/2019, da Presidência da Corte, que estabelece, em obediência à Lei Municipal nº 9.777/67, feriado em comemoração ao Dia de São João. O atendimento a partes, advogados, procuradores e defensores será realizado por meio do telefone (81) 98726.6053 e pelo e-mail plantao@trf5.jus.br.

MPF/SE

O Ministério Público Federal em Sergipe suspendeu o expediente desta quarta-feira, 24 de junho, data comemorativa do São João no Estado. A medida, publicada na Portaria PRSE nº 81/2020, acompanha o Decreto Estadual nº 40.498/2019 e a Portaria nº 84/2020 da Justiça Federal.

Comentários