Saiba quais cuidados se deve ter contra escorpiões durante o verão

(Foto: SES)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta à população sobre os cuidados e prevenção necessários durante o verão, para evitar a proliferação de escorpiões. De acordo com a médica veterinária e referência técnica do Programa Estadual de Controle de Acidentes por Animais Peçonhentos, Ana Paula Barros, a fase reprodutiva do escorpião é acelerada durante o verão, devido ao clima quente e à umidade. Nesse período, cada fêmea produz cerca de 25 escorpiões.

Em 2022, foram registrados pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net), 2.487 casos de pessoas picadas por escorpião.

Segundo a técnica, algumas medidas preventivas são necessárias, como evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das residências. Em casas e apartamentos, utilizar soleiras nas portas e janelas, telas em ralos do chão, pias e tanques. Além disso, a dedetização não possui eficácia para a eliminação dos escorpiões, porém após a limpeza de entulhos é interessante dedetizar a fim de exterminar os insetos que servem como alimento do escorpião.

Conforme Ana Paula, a celeridade do atendimento é essencial para um tratamento rápido e eficiente. “A pessoa picada por escorpião pode não apresentar sintoma, mas isso varia de acordo com a faixa etária e tipo do escorpião envolvido. Os casos mais graves geralmente são registrados em crianças e idosos. Mas, em caso de acidente com escorpiões, é importante procurar uma unidade de saúde mais próxima para o atendimento”, alerta.

Quanto ao tratamento, quando indicado, ele é realizado através do uso do soro antiescorpiônico. “O serviço é ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e disponível nos hospitais públicos de referência. Para orientação, a pessoa pode se dirigir a unidade de saúde mais próxima ou para a Vigilância Epidemiológica do município. Para informações a respeito do que fazer diante do acidente, pode entrar em contato pelo telefone do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Sergipe (Ciatox), no número 0800-722-6001”, explica.

Algumas medidas preventivas têm sido adotadas para conscientizar a população acerca da proliferação dos escorpiões. “Nossas ações são voltadas para educação em saúde, divulgando informações por meio de reuniões e cursos junto a Vigilância Epidemiológica dos municípios. Ressaltamos ainda a importância da higienização do ambiente”, acentuou.

Sintomas
É preciso estar atento aos sintomas após a picada do escorpião. É comum sentir dor no local da picada, dor abdominal, salivação excessiva, vômito, aumento da pressão arterial, entre outros. O soro antiescorpiônico é enviado através do Ministério da Saúde para a Secretaria Estadual de Saúde (SES), que se responsabiliza pela distribuição aos hospitais estaduais.

Fonte: SSP/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais