Samarone fala para o Fórum Empresarial

0

O Fórum Empresarial recebeu ontem para almoço o Superitendente da SMTT, Antonio Samarone. Com os empresários ele conversou até quase as 15h30, inclusive respondendo a inúmeras perguntas. Ele se mostrou, inicialmente, indignado, porque a opinião pública faz pouco caso dos acidentes de trânsito.

Quinze por cento das mortes por causa externa provém de acidentes de trânsito, que superam as mortes por homicídios. Mas nem por isso a opinião pública reage exigindo uma redução destes números. Entre janeiro e agosto deste ano morreram nada menos que 61 pessoas no trânsito na idade. Para cada 4 óbitos, 4 pessoas ficam portadoras de deficiência. Por cada óbito pelo menos 16 pessoas ficam internadas nos hospital, o que sem dúvida é um número muito alto, significando um elevado gasto com saúde.

A característica desta violência, é, segundo ele, a impunidade, que parece ser consensual. Aracaju tem hoje 178 mil veículos, numa faixa de um para 3 habitantes. No Nordeste é a cidade com maior número de veículos per capita. O número de motos é de 37 mil e cresceu 27% do ano passado para este ano.

Por Ivan Valença

Comentários