Samarone fala sobre transportes e trânsito

Samarone na redação do Portal Infonet
O Portal Infonet realizou na tarde desta quinta-feira, 8, mais um chat. Desta vez o convidado foi o superintene da SMTT, Antônio Samarone. Em mais de uma hora de bate papo com os internautas ele respondeu a dezenas de perguntas sobre diversos temas envolvendo trânsito e transporte público. Abaixo você confere a íntegra do chat.

14:57:47 >[mediador] Bem-vindo ao Bate-Papo InfoNet.

14:58:33 Samarone entra na sala

14:59:37 [mediador] Boa tarde a todos! Estamos começando mais um chat no Portal Infonet. Nosso convidado desta quinta-feira, 8, é o superintendente da SMTT, Antonio Samarone.

15:01:04 [mediador] Ele irá responder aos questionamentos enviados pelos internautas sobre diversos temas envolvendo trânsito e transporte público. Para participar basta clicar no link ao lado e enviar a pergunta.

15:01:26 [mediador] O chat terá duração de uma hora podendo ser prorrogada a depender do número de perguntas. Vamos dar início a mais um chat. Segue a primeira pergunta.

15:01:56 [mediador] Internauta (Ana Lúcia) – Samorone, Boa tarde!! Quando teremos melhoria na saída do conjunto Sol Nascente? Todos os dias passo por grande dificuldade naquela area, é horrivelllllll para ter conheciemnto do fato basta passar questão de meia hora lá.

15:03:14 [Samarone] Com a construção da ponte sobre o rio Poxim haverá a construção de um viaduto entre Tancredo Nebes e Yolanda Pinto

15:03:49 [mediador] Internauta (Andreyc S. Cruz) – As áreas de expansão como o Conjunto Santa Lucia, que vem crescendo consideravelmente, com ele vem crescendo o número de veículos 

pelas vias estreitas que não comportam mais tal demanda. Que projetos vêm sendo feitos pela SMTT para aumentar o número de vias de escoamento para a AV. Tancredo Neves, que é a única ligação com os Conj. Santa Lucia, Sol Nascente, JK e Jabotiana?

15:04:57 [Samarone] Está previsto a construção da segunda parte do viaduto do Detran e do prolongamento da av. Rio de Janeiro até a av. Gasoduto.

15:05:52 [Samarone] Como também será construída uma rótula rodoviária nas imediações do supermercado Makro facilitando o acesso à área citada.

15:06:12 [mediador] Internauta (Grace Melo) – A cobertura dos canais não seria uma solução interessante para desafogar o transito na capital? Em avenidas como a Silvio Teixeira do bairro Jardins, por exemplo, é proibido estacionar, mas tem um canal no centro da avenida que, se coberto, poderia fazer o trânsito fluir melhor. Qual sua opinião?

15:07:40 [Samarone] Claro, inclusive é pensmento da Prefeitura, a médio prazo, cobrir os referidos canais. Como também dar um melhor aproveitamento aos canteiros centrais de algumas avenidas.

15:07:59 [mediador] Internauta (Andreyc S. Cruz) – para quando está previsto esse projeto que liga a Av. Augusto Franco (antiga Rio e Janeiro) com a Av. Gasoduto do Orlando Dantas? Segundo algumas informações o dinheiro do PAC já estaria com a Prefeitura pra realizar a Obra que é de extrema importância para o desafoga mento da Av. Heráclito que em horário de pico fica intransitável.

15:08:48 [Samarone] A ponte já está em construção.

15:09:56 [Samarone] Retificando a informação, o prolongamento da Rio de Janeiro encontra-se em fase de elaboração de projeto pelo governo do Estado.

15:10:14 [mediador] Internauta (Alberto) – O que a SMTT faz com o dinheiro arrecadado das multas dos pardais? Levando em consideração o estado ruim das vias de trânsito da cidade.

15:11:30 [Samarone] O recurso arrecadado pela punição de infratores está congelado há 11 anos, o pouco que arrecada é utilizado em educação e sinalização, como prevê a lei.

15:11:37 [mediador] Internauta (Jorge Junior) – O nosso médico do transito já parou para pensar em alguma proibição para onibus (Não da Linha) carretas, caminhoes, carroças de circularem em horário de pico em aracaju?

15:12:31 [Samarone] Já. O problema é que as tarefas são muitas e os recursos escassos.

15:13:40 [Samarone] Quanto ao fato de minha formação em medicina não tem dificultado o aprendizado na área do trânsito, estudando e com boa vontade se consegue dar conta.

15:13:54 [mediador] Internauta (Caio Nascimento) – Samarone, quando tem evento no Rei da Sopa, no conj. Sol Nascente, o trânsito fica um inferno e comenta-se a boca miúda que a SMTT é conivente com a situação. É verdade ou não é?

15:15:38 [Samarone] Se você possuir informações sobre a conivência da SMTT, denuncie, pois se trata de um crime. Se for somente insinuaçõe, isto não ajuda no aprofundamento da democracia.

15:16:13 [Samarone] A ocupação privada dos espaços públicos é um traço cultural que precisamos combater.

15:16:23 [mediador] Internauta (Felipe Menezes Cardoso) – Não está na hora de a SMTT diminuir a quantidade de retornos nas avenidas? É inaceitável uma cidade com tantos carros terem tantos retornos em avenidas – diga-se de passagem, avenidas estreitas.

15:17:22 [Samarone] Parabéns! Já começamos a fazer isso, só que ainda em ritmo lento, pois parte da sociedade reage, mas o correto é permitir a fluidez.

15:17:29 [mediador] Internauta (Fernando) – Gostaria de saber se nos retornos pode-se fazer fila dupla? Porque isso é o que mais se vê nos retornos de Aracaju. Até mesmo com a presença de guardas de trânsito isso acontece.

15:18:32 [Samarone] Não. É uma pena que o nosso número de agentes seja muito pequeno e a maioria das infrações passam despercebidas.

15:19:52 [Samarone] Segundo o DENATRAN, é necessário 1 agente para cada mil veículos. Portanto, seriam necessários 170 agentes para Aracaju existem 85.

15:20:08 [mediador] Internauta (Carlos Augusto) – Gostaria de saber como são concebidas as alterações no trânsito da capital. Em outras palavras, a PMA dispõe de engenheiros de trânsito? Minha pergunta se deve ao seguinte fato: há algum tempo a SMTT criou um novo retorno na avenida Francisco Porto (Francisco Porto entrando à esquerda na avenida do supermercado GBarbosa). Essa foi a mudança mais insensata que a SMTT poderia ter feito.

15:21:56 [Samarone] Claro que possui Engenheiros, e essa alteração que você acha insensata recebeu aprovação da quase totalidade dos usuários daquela via, pois evitou que as pessoas fizessem a famosa ” roubadinha” à Casa Alemã.

15:22:02 [mediador] Internauta (Cássio) – Samarone, Eu ouvi vc falar que umas das próximas ações da S.M.T.T. seria o fechamento daquele retorno na Hermes Fontes que dá acesso à Santa Helena! Já existe previsão para isso? O trânsito ali na hora do pique tá brabo!

15:23:30 [Samarone] Exatamente. Já estamos preparando a sinalização, como também será proibido o estacionamento na av. Hermes Fontes entre a Praça da Bandeira e av. Eldézio Vieira de Melo.

15:23:50 [Samarone] A ideia é retirar estacionamento de todos os corredores de ônibus.

15:23:59 [mediador] Internauta (Jose Ubaldo) – Samarone, estacionar na PÇ da Bandeira tornou-se impossível devido à proibiçao da Barao de Maruim. Porque não abrir essa imensa praça para estacionamentos, como fazem as grandes cidades Quando for tomar atitudes como a proibiçao de estacionamentos, é necessário dar resoluçoes pra suprir o transtorno causado.Por Favor, mais inteligência.

15:25:23 [Samarone] Estacionamento é uma questão privada, na verdade, cabe ao poder público possibilitar que todas as pessoas exerçam seu direito à mobilidade em condição de segurança.

15:25:43 [mediador] Internauta (Jose Itamar) – Quais as pretensões da prefeitura no que diz respeito a construções de novas ciclovias,a malha cicloviária de Aracaju ira aumentar, e a manutenção das existentes quando acontecera ?

15:27:15 [Samarone] Existe atualmente em Aracaju, cerca de 54km de ciclovias. A Prefeitura irá construir novas ciclovias e começar a recuperação das que estão danificadas.

15:27:35 [mediador] Internauta (Bruno César) – Porque a SMTT muitas vezes pede para que a população utilize outras vias de locomoção como a bicicleta mas a mesma junto com a prefeitura não faz manutenção em ciclovias como em todo o trajeto da Beira Mar que não tem condições de passar por ali de bicicleta já que a ciclovia é toda escura e cheias de buracos, ou até fazer ciclovias novas como na hermes fontes que também não tem condições de pedalar devido a grande quantidade de carros.

15:28:19 [Samarone] Reconhecemos que existem problemas, mas começaremos a recuperação em breve.

15:28:48 [mediador] Internauta (Marcelo Souza / Marcio Menezes) – Vocês já tem previsão de quanto será o aumento da tarifa no próximo ano? Será que vamos ser nós os usuários que teremos que arcar com esses novos ônibus pagando uma tarifa ainda mais absurda? /

15:29:00 [mediador] … Você acha certo que por causa desses novos ônibus nos usuários temos que pagar mais caro por isso? Olha Samarone nós temos uma das tarifas mais cara do país, sabe por quê? Por que o povo sergipano não reivindica os seus direitos, aceitamos tudo que nos é colocado,mas um dia isso vai mudar, deixaremos de ser educados e partiremos para briga, exemplo rio de janeiro. Obrigado. Jesus te ama

15:31:28 [Samarone] Não. A tarifa em Acacaju é calculada com base em uma lei municipal, que enquanto estiver em vigor o gestor é obrigado a cumprí-la.Um dos pontos que encarece a tarifa é a integração, pois quem usa o pequeno deslocamento paga o complemento de distâncias de mais de 50 km. Como por exemplo, ir do Sobrado, em Socorro, até o Mosqueiro percorre-se 56km.

15:31:43 [mediador] Internauta (Alan) – Eu sempre vejo nas notícias o prefeito “entregando” novos ônibus. Ao mesmo tempo a SETRANSP reclama que não tem lucro, e que não consegue renovar a frota. Afinal, quem compra os ônibus? A prefeitura, ou as empresas de ônibus?

15:32:58 [Samarone] Quem compra os ônibus são as emrpesas, e essa história de que não existe lucro é choradeira de empresário, pois eles não são obrigados a continuar prestando serviço.

15:33:07 [mediador] Internauta (Fabio Pereira) Os onibus novos estão chegando, e estamos vendo que a maioria deles tem placas de outros estados, porque não exigir que eles sejam emplacados aqui? Pois o IPVA pago e destinado 50% para o municipio, onde gastará com a renovação da malha viária!

15:34:09 [Samarone] No setor público a competência do gestor está restrita à lei, e não existe nenhuma lei proibindo que um veículo de Salvador circule em Aracaju.

15:34:49 [Samarone] Reconheço que é falta de sensibilidade dos empresários não despachar os ônibus em Sergipe, mas não tenho como obrig-alos.

15:35:11 [mediador] Internaua (Marília) – Tenho percebido que em algumas linhas estão circulando micro-ônibus. Não entendi porque, pois são localidades que já tem dificuldade, só passa ônibus de hora em hora e ainda por cima agora com um ônibus pequeno, que não atende a demanda satisfatoriamente. Onde está a melhoria do sistema tão propalada pela prefeitura e smtt? Essa medida especificamente ao meu ver só fez piorar as coisas!

15:37:16 [Samarone] Os microônibus são destinados apenas à pequenas linhas alimentadoras, se foram colocados em linhas grandes eu preciso dessa informação para mandar retirá-las.

15:37:26 [mediador] Internauta (Gicélia Santos ) – Bom dia. Primeiramente eu quero saber se o senhor anda de onibus? E quando serão trocados os onibus das linhas 040-M.Freira II/DIA, 010-S.Dumont/Atalaia ambas da empresa São Pedro e 104-Lamarão/Maracaju,da empresa VCA. Quando chegam onibus novos só vão para as linhas que rodam na zona sul. E aí? tem data definida?

15:39:24 [Samarone] Atualmente não, mas já andei muito e não tenho nenhum problema em voltar a andar. Reconhecemos que o sistema tem limitações mas a Prefeitura está tomando medidas para resolver a problemática, inclusive o Prefeito Edvaldo Nogueira já iniciou a licitação.

15:40:17 [mediador] Internauta (Abdias) – Segundo as suas ultimas respostas você gostaria que o numero de multas aplicadas no Estado fosse bem maior?

15:41:36 [Samarone] Não. Eu gostaria que não houvesse nenhuma infração, mas gostaria também que não houvesse impunidade, e que ninguém pudesse atropelar um inocente e ser liberado com o pagamento e uma fiança ridícula.

15:41:42 [mediador] Internauta (Barros) – As faixas da Av. Beira Mar deixa qualquer motorista confuso, quando será feito remarcamento?

15:42:23 [Samarone] Você observou bem. Já estamos planejando uma nova sinalização.

15:42:31 [mediador] Internauta (Gean Santos) – Boa tarde gostaria de saber por que a SMTT tirou as linhas Piabeta Centro e DIA e deixou os usuários na mão. A população da Piabeta só quer que o Transporte Público entre na Piabeta só isso. Porque tem muitas pessoas que Caminha mais de 1km de distância para chegar no terminal do Marcos Freire I E II

15:43:59 [Samarone] O sistema é integrado, ou seja, se houvesse ônibus de cada bairro para o centro de Aracaju o trânsito se transformaria em um inferno. Por que somente a Piabeta está reclamando?

15:44:55 [Samarone] Se a oferta de ônibus está deficiente é preciso maior fiscalização e punição das empresas para que elas cumpram a ordem de serviço.

15:45:04 [mediador] Internauta (Sônia Maria Silva) – Samarone,estou morando na Farolândia( Proximo ao Banese) há + – 05 anos ao longo desse tempo foram construido varios condominios e com isso a população creceu e o transporte ainda é daquele tempo .Por que não providenciam a circulação da linha Augusto/Bugio Chegando até a UNIT para atender mais a nossa demanda.

15:46:03 [Samarone] Vou passar essa demanda para o nossa diretoria de trânsito analisar, acho seu pleito razoável

15:46:07 [mediador] Internauta (Cleverton) – Samarone, gostaria de saber se as linhas de ônibus na zona de expansão não vão melhorar, pois a linha 405 (Aquários D.I.A) é brincadeira, além dos ônibus muito velhos, a demora é grande, no domingo por exemplo é melhor sair a pé!

15:47:13 [Samarone] O Prefeito já determinou que se fizesse o recapeamento de todas as vias da zona de expansão por onde trafegam os ônibus, pois a maioria não suporta veículos pesados.

15:47:39 [mediador] (Isleide Maria de Jesus e Rodrigo Brazil ) – Já que os onibus já foram entregues, o Conj. João Alves ainda continua com a frota velha, ontem eu peguei um onibus com muito barulho o motor com o bafo super quente o motorista suando com calor do motor, algumas janelas não abriam, gostaria de saber se vai ser mudado a frota e tirados esses onibus velhos. / Gostaria de alertar, que a linha João Alves / Orlando Dantas da Viação Cidade Aracaju está horrível e, com poucos ônibus nas ruas. Obrigado

15:49:18 [Samarone] Na linha João Alves/ D.I.A começou a circular ontem 4 ônibus novos. A comissão criada pelo Prefeito Edvaldo Nogueira já iniciou a vistoria dos ônibus para tirar de circulação todos que estiverem sem condições de uso.

15:49:28 [mediador] Internauta (Carlos Cesar) – Gostaria de saber, se os ônibus que fazem a linha Ed. Gomes 2, Tijuquinha, vão ser trocados, ou vai ficar só na promessa,todo ônibus que chega são colocados na roda na linha Augusto Franco/Bugio ou Maracaju/DIA, quem mora no lá no Ed. Gomes também a paga imposto, como qualquer outro cidadão. Vão ser trocado ou não e qual será o prazo?

15:51:13 [Samarone] Será necessário um maior envolvimento da Prefeitura de São Cristóvão, mas a sucata que estava rodando no Tijuquinha será trocada.

15:52:30 [mediador] Internauta (Fernando Pires) – A SMTT dispõe de algum planejamento para a implantação de um sistema de trânsito rápido, como veículos leves sobre trilhos, na grande Aracaju?

15:54:03 [Samarone] A Prefeitura irá contratar serviços para a elaboração do Plano Diretor de Transporte e Trânsito para um planejamento a longo prazo. Uma das soluções é o VLT, mas também o caminho encontrado por Curitiba é muito eficiente.

15:54:24 [mediador] Internauta (Chrystinne) – O transporte coletivo tem controle de velocidade e os motoristas passam por reciclagem? Gostaria de aproveitar e solicitar um pardal para av. adelia franco no semáforo em frente ao Cond. jd. America para nossa maior segurança ao atravessar a rua. Grata e Boa tarde!

15:55:43 [Samarone] Nós iniciamos uma nova licitação para o “Salva – Vidas”, logo que concluirmos a sua solicitação na Adélia Franco será estudada.

15:56:17 [mediador] Internauta (Tatiana) – Olá gostaria de saber do Superintendente se as empresas de transportes públicos tem obrigatoriedade de que seus funcionários em especial MOTORISTAS passem por cursos de como lidar com pessoas , de cidadania e tudo que envolva um bom desempenho de suas funções no dia a dia? Pois infelizmente o que vemos utilizando o transporte público em Aracaju é um absurdo em relação ao tratamento dados aos usuários.

15:56:27 [mediador] Hoje dia 08/09/2009 aconteceu comigo. FATO REAL.. linha Augusto Franco/ Bugio. O motorista prendeu meus pés na porta mesmo após eu ter dito que ñ podia fechar e me disse que deveria descer já que não consegui subir e que ele estava fazendo um favor de parar no ponto e que ele devia era passar por cima de mim.Ou seja somente nessa situação fui agredida fisicamente, moralmente e ameaçada.

15:59:05 [Samarone] Se você puder ir na SMTT formalizar essa denúncia com mais dados para que possamos identificar o citado motorista, nós abriremos o devido processo de punição.

15:59:20 [mediador] Internauta (André) – Existe uma funcionária do Hospital São Lucas que fraturou a coluna recentemente após um o motorista de um ônibus da progresso passar em uma lombada em alta velocidade. Esse auxiliar de enfermagem que ia ao trabalha estava sentada nu fundo e com o tombo caiu e está afastada 120 do seu trabalho por conta disso… (segue)

15:59:30 [mediador] Internauta (André) Podem conferir esse relato lá no hospital São Lucas o caso é recente. Vai na medicina do trabalha e confiram. Qual a política de capacitação utilizada para preparar os profissionais do transporte coletivo? E em casos como esse a quem recorrer?

16:00:33 [Samarone] Isso é fato grave, você pode denunciar no Ministério Público ou encaminhar para a SMTT, que nós daremos o destino adequado.

16:00:43 [mediador] Internauta (Job Carvalho – ortopedista) – Samarone e equipe da Infonet Boa Tarde! Vc não acha que ta na hora de fazer como no Rio de Janeiro, usar as vias de grande movimento em um único sentido , até que o momento do ruhs melhore.

16:01:50 [Samarone] Já estamos pensando nessa ideia, o difícil é o nosso contingente de pessoal, que é muito pequeno e qualquer mudança desse porte exige longo período de adaptação.

16:01:58 [mediador] Internauta [Paloma Abdallah] pergunta: Samarone, o semáforo para pedestre na 13 de Julho congestiona o trânsito pela manhã. Pelo fato de as pessoas caminharem no calçadão entre 7h e 8h, todas retornam mais ou menos no mesmo horário atravessando pela faixa de pedestre. Não teria como colocar um tempo mínimo entre uma solicitação de passagem e outra?

16:02:56 [Samarone] É fato, entretanto, pelo código de trânsito, a prioridade é do pedestre.

16:03:01 [mediador] Internauta (João Cláudio) – Com relação à Av. Francisco Porto: existe projeto de alargamento daquele avenida? A mesma é bastante estreita e creio que haja espaço se o canteiro central for melhor utilizado. Além disso, deveria ser proibido estacionamento da dita avenida. Quem tiver seus estabelecimentos comerciais que crie estacionamentos.

16:03:45 [Samarone] Concordo plenamente com você, mas ainda não existe projeto.

16:03:54 [mediador] Internauta (Rodrigo) – Gostaria de saber se existe alguma solução para melhoria do trânsito caótico no horário das 18h30 às 22h nas proximidades da UNIT.

16:04:42 [Samarone] Existe. Inclusive já se encontra em andamento, pois a após a construção da ponte ligando o Beira Rio ao Augusto Franco, você terá uma nova via de acesso.

16:04:50 [mediador] Internauta (Felipe) – Existe algum projeto de construção de viaduto na rótula que dá acesso ao cemitério do conjunto Castelo Branco? Independente de ser horário de pico, ou não, aquela rótula fica muito complicada.

16:05:22 [Samarone] Não. Talvez a solução para este problema não seja um viaduto.

16:05:45 [Samarone] A Prefeitura está estudando, em fase adiantada, como resolver aquele cruzamento.

16:05:55 [mediador] Internauta (Marcelo Souza) – Por que não vemos guardas de trânsito nos horários de picos para agilizar e organizar o trânsito. De uns anos para cá só os vejo nas blitzes. A SMTT pode ajudar neste sentido?

16:07:26 [Samarone] Você não vê porque só enxergamos o problema no trânsito.Quando ele está funcionando normalmente, a gente nem nota e aí, muitas vezes, tem o nosso agente atuando.

16:07:32 [mediador] Internauta (Diego) – Porque todos os semáforos da cidade não são sicronizados? Isso diminuiria o engarrafamento que já está ficando impraticável, nas avs. francisco porto, beira mar, anizio azevedo entre outras. E porque os guardas da SMTT não tomam sol? No horário de meio dia, todos invés de estarem ajudando a fluidez do trânsito, ficam escondidos embaixo de arvores somente com o talão de multa na mão.

16:07:35 [mediador] (continuação) Todos nós sabemos que a SMTT é uma fábrica de multa, mas pelo menos fazer o trabalho correto já é de grande valia.

16:08:14 [Samarone] Ok. Na verdade a indústria da impunidade é bem mais poderosa nesse país.

16:10:12 [Samarone] A Prefeitura está licitando a instalação de semáforos inteligentes para alguns cruzamentos, o custo é elevado e realizaremos gradativamente. A sincornização ou não é um dado secundário, se o semáforo funcionar obedecendo o volume de veículos.

16:10:34 [mediador] Internauta (José Adelmo Euzébio dos Santos) – Todo ano confusão com os motoristas de táxi de São Cristóvão, Socorro, e agora Barra, e não acertam logo de uma vez.

16:11:46 [Samarone] O funcionamento desse tipo de transporte, táxi-lotação, desaparecerão após a licitação do transporte coletivo. Isso é o que ficou acertado no Ministério Público.

16:12:09 [mediador] Internauta (Rogério Lins) – Nobre amigo, não venho questionar nada sobre o seu trabalho, pelo contrário, elogiar. Os conterrâneos estão tão acomodados com “”qualquer coisa”” que quando alguém resolve fazer alguma coisa, se estranha. Você tem realizado um ótimo trabalho nesta cidade e tenho plena confiança que fará muito mais.

16:12:40 [mediador] Por conta do grande número de perguntas dos internautas que está chegando à redação do Portal Infonet, iremos prolongar o chat por mais 30 minutos.

16:13:53 [Samarone] Prezado Rogério, obrigado pelo incentivo, mas a tarefa de gerir o trânsito é enfrentar conflitos permanentes, onde uma parte só pena em tirar vantagens.

16:14:07 [mediador] Internauta (Rafael Rocha / Thiago) – Samarone, gostaria de saber por que não aumentar o tamanho do terminal do mercado, já que temos uma ótima área ao lado. Pois está congestionando demais logo de manha cedo!

16:14:51 [Samarone] Muito bem, o projeto já está pronto.

16:16:04 [mediador] Internauta (André) – Em Aracaju temos faixa de pedestre que só servem de enfeite. Os motoristas não respeitam faixas de pedestre. Certa vez estava passando numa faixa de pedestre quando veio um carro em velocidade e por pouco não colocou por cima. Qual a proposta da SMTT para conscientizar os motoristas a respeitarem a faixa de pedestre?

16:17:57 [Samarone] Respeitar a faixa de pedestre é obrigação legal, talvez a SMTT precise iniciar o processo de punição, pois quem desrespeita sabe que está errado. Não é falta de conscientização.

16:18:09 [mediador] Internauta (Simone Alves) – Samarone, o senhor não voltará a disputar a cadeira política. Sinto falta de suas reinvidicações como vereador. A Câmara anda tão calminha!!!

16:19:27 [Samarone] Eu já estou imunizado contra picada da mosca-azul. Não tenho mais idade.

16:19:52 [mediador] Internauta (Hailton Alves) – Qual a autoridade que irá dar um basta nos abusos acontecidos em Aracaju, como por exemplo, fechar ruas para festas, o Hotel Jangadeiro usa parte da calcada para estacionamentos, o Hiper Bom Preço do bairro São José usa a calçada e a rua para descarregar suas mercadorias. Cadê sua autoridade meu senhor?

16:21:13 [Samarone] A questão não é de “salvadores da pátria” nem de heróis. O problema central é de cidadania, da consciência da maioria da sociedade.

16:21:28 [mediador] Internauta (Grace Kelly Soares/ Adriano Mota / George) – Será de fato proibida a cobrança de estacionamento nos shoppings? Os dois shoppings centers existentes na capital já estão se preparando para cobrança em seus estacionamentos… seria correto isso na concepção da SMTT?

16:22:41 [Samarone] A posição da Prefeitura é cumprir a lei. Nesse caso, tomaremos todas as medidas para fazer valer a proibição da cobrança.

16:22:54 [mediador] Internauta (Hélder) – Não seria interessante a colocação de um pardal no cruzamento das avenidas Beira Mar e Francisco Porto? Moro nas imediações e presencio muitos motoristas que trafegam na Beira Mar avançando o sinal vermelho. Por fim, um elogio: penso que vc está fazendo um bom trabalho na SMTT, no entanto, não è reconhecido

16:25:09 [Samarone] Esse ponto está sendo analisado, estamos em processo de licitação.

16:25:27 [mediador] Internauta (Hailton Alves) – O senhor concorda que o motorista sergipano “e um dos mais indisciplinados do pa”is e merece levar multa toda vez que cometer infrações?

16:26:44 [Samarone] Eu nunca fiz esse estudo, mas o perfil do infrator é de adulto-jovens, do sexo masculino.

16:27:24 [mediador] Internauta (Danilo Sá) – moro no conjunto santa lucia que tem um defasagem de onibus tremenda, tanto em qualidade quanto em quantidade, quero saber se existe previsão de ampliação de linhas p aquela região?

16:27:57 [Samarone] Encaminharei para a diretoria de trânsito ainda hoje.

16:28:06 [mediador] Internauta (Bruno Bastos) – Existe alguma medida em vista, no que diz respeito ao caos na rua da frente nos horários de pico?

16:29:00 [Samarone] O problema no trânsito do centro de Aracaju somente será minimizado com a retirada da Rodoviária Velha, daquele ponto.

16:29:37 [Samarone] Estamos tentando alguns paleativos, como proibir o estacionamento da rua de Geru, mas é muito pouco.

16:29:45 [mediador] Internauta (André Roberto Dantas Océa) – Sr Samarone, moro na av. Coelho e Campos e gostaria de saber se há algum projeto urbanístico que cubra o canal da av. Airton Teles? Em pleno século XXI, esgoto a céu aberto! Qual a qualidade de vida nisso? Grato!

16:30:46 [Samarone] Esse é um assunto, saneamento, que foge um pouco do setor mobilidade, mas vou procurar saber sobre a av, Airton Teles.

16:31:00 [mediador] Internauta (Luli) – Samarone,aquela rótula no final do São Conrado causou transtorno no trânsito.Chego a ficar do Augusto Franco ate o terminal DIA,o que era feito em poucos minutos agora no minimo é feito em 25 minutos só de avenida.Que tal fechar e só depois do “gelão”o acesso?

16:32:52 [Samarone] É verdade, só que as pessoas que moram no Orlando Dantas, Santa Maria etc. passaram a ter acesso à avenida Heráclito Rollemberg em segurança. Antes era uma roleta russa.

16:33:12 [mediador] Internauta (Andreyc S. Cruz) A transferência do Terminal Dia para o Orlando Dantas. Vai sair do papel? E Que estudo foi feito para saber se aquelas vias irão comportar a demanda de Ônibus? Ao ver de qualquer pessoa leiga, o Interessante seria construir esse terminal no espaço entre o Conj. JK e a Linha do trem onde será feita a continuação da Av. Augusto Franco.

16:34:48 [Samarone] Nos próximos dias, o Prefeito Edvaldo Nogueira estará anunciando outras medidas importantes na área do transporte coletivo que eu não posso antecipar.

16:36:49 [mediador] Internauta (Helena Christina) – Não houve resposta para a falta de sincronismo dos sinais. Principalmente das grandes avenidas. E sobre os excessos de sinais? Que tal menos sinal e menos retornos?

16:37:51 [Samarone] Na verdade, não há excesso de sinais, mas sim de cruzamentos.O que se pode fazer se os quarteirões foram planejados com 100 m e a cidade é quadriculada?

16:39:16 [Samarone] Com o semáforo inteligente, o tempo de abertura é proporcional ao volume de veículos, se uma via não tiver nenhum veículo, o sinal não abre naquela direção. Sicronizar, depende da uma velocidade uniforme.

16:40:51 [mediador] Internauta (Jose alberto Barros) – Como a SMTT pretende solucionar o problema do trafego que existe no novo viaduto, principalmente no shorários de pico. Foi planejamento errado???

16:43:14 [Samarone] A solução no trânsito depende do número de veículos, se viaduto resolvesse São Paulo não teria engarrafamento. Viaduto é uma solução temporária. O que precisa mesmo é uma mudança no modelo de mobilidade, priorizando o transporte coletivo.

16:44:30 [Samarone] No caso do viaduto do D.I.A, medidas complementares estão sendo tomadas, como por exemplo, a construção da segunda parte do viaduto de DETRAN, o fechamento de alguns retornos etc.

16:45:17 [mediador] Internauta (Ney Lucio dos Santos) – Como ficará a situação do Guarda de Trânsito que teve a perna decepada em acidente de trânsito na semana passada? Vai acontecer o que acontece com todos que sofrem acidente e ficam impossibilitados de trabalhar por licença médica, perderá R$ 500 em seus rendimentos? (continua…)

16:45:25 [mediador] (continuando) Lembrando que este mesmo servidor teve um acidente grave em 2008 e teve que trabalhar na SMTT mesmo indo de encontro a ordens médicas para não sofrer perdas salariais.

16:47:24 [Samarone] O Ney é presidente do sindicato dos guardas municipais e está sendo injusto com o trabalho da SMTT, em qualquer situação as pessoas da SMTT têm sido solidárias com os colegas.

16:47:46 [mediador] Internauta (ALEX LIMA) – Acontece que o grande e único problema de engarramento na avenida que passa sobre o viaduto do DIA é unica e exclusivamente “nele”. Na avenida mesmo nao existe. Então vê-se que foi um projeto muito mal elaborado, não acha? Muito apertado…

16:49:34 [Samarone] No primeiro momento, alguns políticos criticaram muito o viaduto, quando ele foi inaugurado disseram até que não suportaria a passagem de ônibus e carro pesado. A prática provou o contrário. Sem aquele viaduto, o trânsito naquele cruzamento estaria inviabilizado.

16:49:48 [mediador] Internauta (Valter Lima) – Toda grande cidade em expansão deve priorizar o planejamento do seu trânsito, mas certa vez a SMTT de Aracaju afirmou que não prioriza este tipo de ação. Isso ainda continua desta forma? As ações se mantém ainda só no sentido mais emergencial e menos planejadas?

16:53:37 [Samarone] Valter, você sabe que para planejar a longo prazo, necessita-se de quadros preparados, experientes. A SMTT é um órgão muito pequeno, entretanto, tudo que nós estamos fazendo é cuidadosamente estudado, contratamos consultorias experientes do Sul do país.Se não é a perfeição também não são ações improvisadas. Claro, ainda precisa melhorar muito.

16:53:44 [mediador] O nosso chat está chegando ao fim, mas as perguntas, sugestões e questionamentos que não foram publicados serão repassadas para o superintendente Samarone.

16:53:56 [mediador] Agradecemos a participação de todos, em especial ao Samarone pela disponibilidade e abrimos espaço para as considerações finais do convidado.

16:54:40 [Samarone] Somente agradecer o espaço da Infonet, pois entendo que a obrigação do gestor público é prestar contas à sociedade.

16:54:49 [mediador] Muito obrigada e uma boa tarde a todos!

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais