“São Cristóvão está abandonada”, diz morador durante ato

'São Cristóvão está abandonada', diz morador durante ato (Fotos: Portal Infonet)

A manhã desta quarta-feira, 2, foi marcada por protestos em São Cristóvão, na região metropolitana de Aracaju. Moradores bloquearam com pneus queimados um dos principais acessos a sede da cidade pela rodovia que dá acesso a BR 101. Eles reivindicam infraestrutura, saúde e educação na cidade e alegam que estão esquecidos pelo poder público.

De acordo com o líder comunitário do Povoado Lourival Batista, Eri Santos, a saúde do município está um caos. “O protesto hoje é mais uma continuidade das reivindicações que fizemos no protesto do dia 12 de março. Queremos um posto de saúde de qualidade, creches, melhoria no saneamento básico. Está difícil essa situação. A taxa de iluminação pública subiu em até 430%, e as ruas no período da noite estão às escuras”, relata.

Ainda segundo Eri Santos até um batalhão da polícia do município foi desativado e transferido. “Há um ano o Batalhão de Polícia foi retirado daqui da sede do município e foi colocado no conjunto Eduardo Gomes. Estamos sem delegacia, estamos sem nada, até os Correios daqui da sede de São Cristóvão foi desativado”.

Eles reivindicam uma melhor administração da atual gestão do município

Para a dona de casa, Marleide de Melo, a dificuldade em se conseguir marcar uma consulta nas Unidades de Saúde da cidade causa revolta nos moradores. “Para marcar uma ficha médica no posto acordamos às 4h da manhã e na maioria das vezes nem conseguimos atendimento, porque no posto só funciona o atendimento laboratorial, se eu precisar de uma mamografia e um Raio X, não temos. São Cristóvão está abandonada, a prefeita ninguém aqui vê. Nem parece que a parte alta é a sede da cidade, parece até que o Eduardo Gomes é a sede”.

Turismo

O autônomo Alexandre Oliveira diz que há anos o turismo de São Cristóvão foi esquecido. Pontos turísticos como a Bica dos Pintos e o Ginásio de Esportes Lourival Batista estão abandonados. “A Bica dos Pintos de São Cristóvão está totalmente abandonada. O Ginásio de Esportes está fechado e não temos melhoria alguma, a cidade está um caos, cheio de obras inacabadas, queremos uma atenção maior da prefeitura”.

PM/SE

A dona de casa, Marleide de Melo

De acordo com a delegacia de polícia de São Cristóvão, “na sede ficou apenas uma guarnição que vem do conjunto Eduardo Gomes. A 1ª companhia da região foi transferida para a Terra Dura, em Aracaju, devido à insalubridade que se encontrava o local. A decisão partiu de uma ação judicial no ano passado”, informou Antônio Mandarino.

Saúde

A reportagem do Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão, porém não obteve êxito. O Portal continua a disposição do órgão para prestar esclarecimentos por meio do (79) 2106-8000 / ou jornalismo@infonet.com.br.

Prefeitura de São Cristóvão

O líder comunitário do Povoado Lourival Batista, Eri Santos

O autônomo Alexandre Oliveira

Durante o ato, moradores bloquearam com pneus queimados o acesso a cidade

A reportagem do Portal Infonet também entrou em contato com a assessoria de comunicação do município de São Cristóvão, porém apesar das repetidas ligações, não teve êxito. A Infonet continua a disposição do órgão para prestar esclarecimentos por meio do (79) 2106-8000 ou jornalismo@infonet.com.br.

Por Leonardo Dias e Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais