São Cristóvão inicia implantação da Coleta Seletiva

0
Catadores de resíduos recicláveis participaram de reunião (Foto: Jr Ramalho)

A Secretaria Municipal de Infra-estrutura e Meio ambiente do Município de São Cristóvão(SEIMA) juntamente com representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) em reunião, no Auditório do Instituto Deus é Tudo,  sede provisória da Prefeitura, na manhã de hoje, 25, com ex-catadores de resíduos do antigo lixão existente no município, para discutir os projetos de coleta seletiva a ser implantado.

A reunião contou com a presença da prefeita de São Cristóvão Rivanda Batalha, que conduziu a reunião e falou da importância da coleta seletiva dentro do município. "Os catadores de resíduos recicláveis são um elo importante na implantação da coleta seletiva, pois podem fazer esse serviço de forma coletiva e organizada, com abrangência em toda a área urbana do município". destacou.

Para viabilizar a organização coletiva dos catadores de recicláveis, a prefeita Rivanda Batalha assegurou que eles tenham todo o apoio jurídico e logístico da administração. O objetivo da coleta seletiva é cadastrar todos os catadores, afim da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. De acordo com a secretária da SEIMA, Maria Olívia Chirife, o projeto trata de instrumentalizar e capacitar os catadores de São Cristóvão.

Os catadores participaram do encontro para esclarecer as dúvidas e entender o projeto proposto pela SEMARH e aceito pelo município.

Tendo como representante dos catadores, há mais de 12 anos, a catadora Marcia Bezerra da Silva, que diz ser extremamente importante o interesse da Prefeitura em colocar em prática a coleta seletiva. ”Estamos acreditando nesse projeto, pois nenhuma outra gestão nos ouviu, essa foi a única, agora é só aguardar” disse.

A reunião contou também com a presença do representante da empresa LOC, Gildevan Selestino, empresa responsável pela coleta de resíduos em toda São Cristóvão, Contou também com a presença do Gerente da Agencia da Caixa Econômica Sergipe Del’Rey, localizada na sede municipal, João Roberto Oliveira, com a presença de Doutor Diego Araújo, representando a Procuradoria municipal, a professora Kelma Vitorino,  representando o Instituto Federal de Sergipe(IFS) e representantes do SEMARH.

Os participantes da reunião ficaram de convocar mais pessoas para as próximas reuniões, quando deve começar a ser viabilizada a cooperativa dos catadores de recicláveis e todos serão orientados pelo Diretor de Meio Ambiente, Elísio Cristóvão.

Fonte: Prefeitura de São Cristóvão

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais