SBU promove campanha de esclarecimento sobre câncer de próstata

A partir da quarta-feira, dia 17, será lançada uma campanha de esclarecimento em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata. A ação é iniciativa da Sociedade Brasileira de Urologia – SBU – e tem por objetivo esclarecer os homens com idade acima dos 40 anos, sobre a importância do exame preventivo de próstata.

 

De acordo com Luciano Franco, presidente da SBU, secção Sergipe, cerca de 400 mil homens, com mais de 45 anos, têm câncer de próstata, mas a maioria não sabe. Em 2003, foram diagnosticados 35 mil casos, com oito mil óbitos, o que torna a doença a segunda maior causadora de mortes no Brasil.

 

De acordo com o urologista, o principal desafio em relação ao câncer de próstata é o preconceito em relação ao exame. Um erro constante de muitos homens é achar que apenas o exame de sangue para a dosagem é capaz de diagnosticar com exatidão a doença. “O exame de sangue não é um método 100% confiável. Ele falha em torno de 20% a 25% dos casos, por isso não deve ser feito isoladamente, mas associado ao exame físico da próstata”, orienta.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais