SE sediará Congresso de Cartografia

Paulo Trino assina Termo de Cooperação e Parceria
A Secretaria de Estado do Planejamento, Habitação e do Desenvolvimento Urbano (Seplan) e Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC) apresentaram nessa segunda-feira, 9, o projeto para a realização do XXIV Congresso Brasileiro de Cartografia que será realizado em maio de 2010, em Sergipe.

“Sergipe está sendo referência para os outros Estados na área de geotecnologias. O projeto da Base Cartográfica do Estado é o maior exemplo disso e é necessário que ele seja reconhecido nacionalmente pela exatidão que está sendo feito”, disse Paulo César Trino, presidente da SBC.

O projeto fará de Sergipe o primeiro Estado brasileiro a possuir uma base cartográfica de alta precisão em 100% do seu território.  Sergipe foi recentemente condecorado com o Mérito Cartográfico e representa o Nordeste na Comissão Nacional de Cartografia (Concar), além de coordenar o Fórum Nordeste da Concar.

Apresentação do projeto (Fotos: Ascom/Seplan)
“A realização desse congresso vem legitimar uma série de ações na área da cartografia que o Estado vem desenvolvendo. Essa será uma oportunidade de apresentar para o cenário nacional todas as ações já realizadas”, explicou Flávia Dantas Moreira, gerente de informações geográficas e cartográficas da Seplan.

A secretária Adjunta da Seplan, Ana Cristina Prado, destacou  a importância das geotecnologias no planejamento, execução e acompanhamento das ações governamentais. “As geotecnologias são ferramentas que nos auxiliam na tomada de decisão. Os dados georrerenciados espacialmente geram um ambiente de respostas a problemas”, destacou a secretária.

Para o gerente da Engefoto, Marco Antônio Néia, “na exposição, ficou claro que outros temas serão discutidos e que de alguma forma vão permear a concepção de projetos e subsidiar ações em âmbito nacional. Esse será o grande destaque do evento aqui em Sergipe”, considerou o gerente.

Disseminar conhecimento

De acordo com Paulo César Teixeira Trino, o evento é de importância nacional. “O objetivo é valorizar a disseminação do conhecimento para toda comunidade não só de Sergipe, mas a nível nacional”, afirmou.

Para José Unaldo Lima, professor de cartografia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e representante da Associação dos Geógrafos do Brasil, o evento será palco para mostrar a evolução da cartografia em Sergipe e apresentar a comunidade acadêmica as novidades e técnicas implantadas no Estado. “É uma forma de incentivo para os estudiosos da área, saber que Sergipe está à frente nas pesquisas e projetos no que tange a cartografia”, disse o professor.

Para Fátima Costa, Coordenadora do Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (BNB), é importante saber que o Estado tem a visão de que o estudo científico contribui para o desenvolvimento. “Nós que trabalhamos com atividades produtivas já pensamos no quanto essas informações podem nos auxiliar no desenvolvimento dos nossos trabalhos”, destacou Fátima Costa.

Assinatura

Durante a reunião, foi assinado o Termo de Cooperação e Parceria entre a SBC e a Seplan para realização do evento. “Vamos ter neste evento, a oportunidade de estar no centro das atenções do país no que se refere à cartografia. Vamos reunir os melhores profissionais da área em Aracaju. Sem dúvidas, será um ganho para Sergipe e para a população”, concluiu Flávia Dantas Moreira.

Ascom/Seplan

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais