Secretaria estadual de Meio Ambiente promove capacitação de gestores

Secretário de Estado do meio Ambiente
Na manhã dessa terça-feira, 1°, no Centro de Convenções de Sergipe (CIC), aconteceu o lançamento do Programa de Capacitação dos Gestores Ambientais de Sergipe (PNC Sergipe).

Atividade realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do meio Ambiente, tem como objetivo capacitar representantes de cada município, para descentralização e desconcentração no processo das Licenças Ambientais.

“Esse é o momento em que estamos preparando o município para criar uma política de meio ambiente, criar seu órgão texto ambiental, para receber o sistema de descentralização,” comentou o secretário do meio ambiente Márcio Macedo.

Capacitação de Gestores do Meio Ambiente

A Administração do Meio Ambiente (ADEMA), que centraliza todas as atividades de licenciamento do Estado, passará apenas trabalhar diretamente com a liberação de ações de grande porte.

“Esse processo tem como horizonte descentralização, para que obras de pequeno porte sejam de responsabilidade do município. Nós continuaremos com atuação supletiva, se o município estiver fazendo algo de errado a Adema pode chegar lá e intervir no processo”, pontuou.

O secretário também ressaltou que esse é um passo importante que começa com a capacitação, para que os municípios uma vez capacitados possam iniciar o seu processo de organização de sistema municipal de meio ambiente.

“Não é possível que a Adema, esteja licenciando uma indústria de biodiesel e a uma padaria. São diferentes complexidades, então o município precisa assumir seu papel de gestor e licenciar aquelas obras ou ações que tenham impactos locais”, pontuou.

O evento

Prefeita de Malhador diz que o evento é de suma importância

A primeira etapa da capacitação que começou nesta terça-feira, 1°, terminará em abril de 2010. Representantes de 45 municípios sergipanos estiveram presentes.Segundo a prefeita de malhador, Sarina Moreiro da Silvia Faro, esse programa é de suma importância.

“O município precisa ter essa preocupação com mais entendimento sobre as questões ambientais. Capacitar técnicos no que diz respeito às licenças ambientais, favorece não só o município, como também os Estado”,ressaltou Sarina.

O governador em exercício, Belivaldo Chagas, ressaltou que  esse é um momento importante.” Essa é  uma iniciativa significativa para o processo estruturante de desenvolvimento para o Estado de Sergipe”, concluiu.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais