Sefaz apreende cigarros contrabandeados do Paraguai

0
Estima-se que valor da carga é de R$ 2,18 milhões

Uma carreta que seguia do Estado do Mato Grosso com destino ainda não identificado foi abordada na manhã desta quinta-feira, 29, por auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) na BR-101, em Estância, que descobriram se tratar de uma carga de cigarros contrabandeados do Paraguai, o que se configura crime devido ao produto não ter autorização para ser comercializado no Brasil.

O veículo foi abordado em uma situação de rotina por uma viatura da Sefaz para verificação da documentação da carga. Logo após parar a carreta, o condutor evadiu-se do local por meio de um matagal próximo, abandonando a carga e o caminhão. Ao vistoriarem o veículo, foi encontrada uma nota fiscal da mercadoria transportada indicando o Estado do Mato Grosso como sendo a origem da carga, porém sem indicação do Estado de destino. No documento constava o transporte de arroz com casca, mas ao verificarem a carroceria os auditores da Sefaz se depararam com caixas de cigarros ilegais.

Devido ao tipo da ocorrência, foi solicitado o apoio da Polícia Rodoviária Federal, a quem caberá dar o destino à carga. Na sede da Central de Comandos da Sefaz, na entrada de Aracaju, para onde a carreta foi levada, foi feita uma avaliação preliminar da carga, indicando a presença de aproximadamente 436 mil maços de cigarros fabricados no Paraguai, que não têm autorização legal para serem comercializados no Brasil. Estima-se que o valor da carga seja de aproximadamente R$ 2,18 milhões.  

*A matéria foi alterada às 17h20 para correção de valores pela PRF

Fonte e Foto: Sefaz 

Comentários