Segunda fase do defeso do caranguejo-uçá começa na quarta-feira, 2

Esse período de preservação se estenderá até o dia 7 do mesmo mês (Foto: ICMBio)

A segunda fase do período de defeso do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) tem início a partir da próxima quarta-feira, 2 de fevereiro, em onze estados brasileiros, dentre eles Sergipe.

Esse período de preservação se estenderá até o dia 7 do mesmo mês. Sendo assim, será proibido a captura e o transporte do caranguejo para a sua preservação durante o período de reprodução, de acordo com o Ministério da Agricultura.

Aquelas pessoas que atuam na comercialização, conservação, industrialização, beneficiamento e com a manutenção em cativeiro da espécie, deverão fornecer relação detalhada de seus estoques até o último dia útil que antecede o início do período, conforme o Ministério da Agricultura.

Sendo assim, a declaração deverá ser feita até a próxima terça-feira, 1 de fevereiro, e entregue por meio do link https://sistemas.agricultura.gov.br/agroform/index.php/139818, na plataforma Agroform ou fisicamente nas Superintendências Federais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Novas fases

As próximas fases estão previstas para os períodos de 17 a 22 de fevereiro (3ª fase); 3 a 8 de março (4ª fase) e 19 a 24 de março (5ª fase), em conformidade com o artigo 2°, inciso II, da Portaria SAP/MAPA N° 325.

por Luana Maria e Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais