Sejuc assina convênio para construção de novo presídio

Momento da assinatura/Foto: Ascom Sejuc
“Esse contrato é importante não só pela construção do presídio, mas porque será possível selecionar o preso de 18 a 24 anos, e assim possibilitar uma politica direcionada para um melhor cumprimento da pena”, enfatizou o secretário da Justiça e da Cidadania, Benedito Figueiredo, na manhã desta quarta-feira, 9, durante assinatura do repasse de verbas com o superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF), Luciano Pimentel, para a construção do Presídio para Jovens Adultos em Sergipe.

Os recursos fazem parte do programa do Pronasci (Programa Nacional de Segurança com Cidadania), do Ministério da Justiça, e, ao todo, serão destinados mais de R$ 15 milhões na construção desta unidade prisional, que terá capacidade para abrigar 421 presos. Como será voltado para um grupo específico de detentos, a Sejuc pretende adotar uma política que atenda justamente a esses presos mais jovens. “A nossa ideia é dar um tratamento diferenciado a essa faixa etária”, disse a assessora de planejamento da Sejuc, Tereza Carvalho.

Para o diretor do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe), Manuel Lúcio Neto, esse tipo de presídio pode ser um novo caminho em termos de ressocialização e recuperação. “Temos uma preocupação maior com eles porque, por serem mais novos, são mais inconsequentes. Os mais velhos têm família, filhos, então, normalmente, pensam duas vezes antes de fazer qualquer coisa ilegal enquanto cumprem pena”.

O projeto para esse tipo de presídio foi tratado pela Sejuc diretamente com o Ministério da Justiça, que encaminhou a documentação para a Caixa Econômica Federal, em Sergipe. Após a assinatura e finalização da parte documental, a Caixa irá expedir o documento que autoriza a Secretaria a fazer licitação e, posteriormente, a contratação para início da obra. “Me sinto feliz em estar participando desse convênio com o governo do Estado, através da Secretaria de Justiça, de forma que nós faremos o que estiver ao nosso alcance para que seja facilitado esse processo e o andamento desse convênio com a Sejuc”, disse Pimentel.

Junto a equipe de profissionais da Sejuc, Benedito destacou a importância de cada um deles para as conquistas que vem sendo alcançadas em sua gestão e ressaltou a relevância para a construção da nova unidade. “Vou colocar na placa o nome dos servidores que estão se empenhando nesta obra, acho justo com todos os que colaboraram com o projeto”, disse o secretário.

Vale ressaltar que, a partir das análises e investigações da CPI da Carceragem, no final de 2007, o sistema penitenciário sergipano foi considerado o terceiro melhor do Brasil. Entretanto, Benedito Figueiredo espera chegar ao topo. “Eu me empenho e conto com o governo do Estado para tornar o nosso sistema o mais completo e estruturado do país”, observou o secretário, destacando que, para isso, conta com o apoio da equipe da Secretaria da Justiça e da Cidadania.

Fonte: Ascom Sejuc

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais