Sema recebe kits para auxiliar na limpeza das manchas de óleo

Kit adquirido pela Sema (Fotos: Portal Infonet)

Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) estiveram na praia de Atalaia na manhã deste sábado, 26, para auxiliar os trabalhos desenvolvidos pelos voluntários que se mobilizaram para fazer a limpeza das praias que se depararam com novas manchas de óleo.

A secretaria já recebeu 50 kits de proteção individual da Adema contendo uma bota, um par de luvas e uma máscara para a limpeza das manchas de óleo.

Alan Lemos, secretário municipal do Meio Ambiente (Foto: Portal Infonet)

O Secretario do Meio Ambiente do Município, Alan Lemos, esteve no mutirão de limpeza neste sábado. “Recebemos ontem 50 kits da Adema e adquirimos mais 50 que compramos para apoiar as ações do voluntário. A gente orientou o procedimento adequado na forma de recolher com a menor quantidade de areia possível, ao mesmo tempo orientando o que deve ser usado, inclusive disponibilizando alguns kits que a gente tem de doação que recebemos para que possa os voluntários que não estão adequadamente protegidos usar o material”, informa.

Além da doação do kit, a secretaria fez a orientação da forma correta da retirada do óleo e a destinação do material nos ecopontos. “Apesar de não ser uma ação nossa é espontânea da sociedade, vemos com bons olhos desde que seja feito com segurança para os voluntários”, diz.

Ainda segundo o secretário, todos os dias, 22 quilômetros de praias estão sendo monitorados na sua extensão. As informações coletadas por meio do monitoramento, feito da foz Rio Sergipe até a foz do Rio Vaza Barris, são utilizadas para a produção diária de um mapa, que identifica os vestígios de óleo no litoral e as equipes que estão trabalhando na limpeza, auxiliando no planejamento de ações estratégicas.

por Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais