Semana da Acessibilidade é aberta com caminhada

0

A III Semana da Acessibilidade acontece de 21 à 25 desse mês

Na manhã desta segunda-feira, 21, representantes de conselhos da pessoas com deficiência, entidades governamentais, empresas privadas e sociedade civil estiveram presentes na abertura da 3ª Semana da Acessibilidade.

O evento contou com uma caminhada que saiu da Praça da Bandeira e seguiu em direção à Praça Fausto Cardoso, no Centro da Capital.  Este ano o evento que vai até sexta-feira, 25, aborda o tema ‘Por um mundo sem barreiras com livre acesso à cidadania’.  

Para a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Gorete Medeiros, a semana representa um avanço na luta pela igualdade. “Estamos avançando com alguns 

A presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Gorete Medeiros
direitos que estão sendo conquistados, mas ainda existe muita coisa para fazer. Temos que incluir essas pessoas no mercado de trabalho, no esporte e no lazer”, afirmou Gorete. “Temos uma população de 14,5% de pessoas com deficiência em Sergipe e temos que continuar lutando para que todos tenham os seus direitos respeitados”, ressaltou.

O assessor da Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe (Adevise), Lucas Aribé, ressaltou a importância do acesso ao deficiente às novas tecnologias. “Essa semana é muito importante para todos os deficientes e nós da Adevise estamos levantando a bandeira de poder conquistar um direito nosso que é o acesso às novas tecnologias. Enfrentamos muito preconceito principalmente no mercado de trabalho e por isso é

Lucas Aribé, assessor da Adevise. fará apresentação na abertura oficial  
importante que estejamos bem preparados”, explica.

Programação

A terceira semana da acessibilidade começou nesta segunda-feira, 21, e segue até o dia 25 com mesa redonda, apresentação de cases de sucesso, entrevistas com pessoas com experiências bem sucedidas, exposições e oficinas, além de atividades esportivas. Na noite desta segunda-feira, 21, às 18h30, acontece no auditório do Tribunal de Justiça, cerimônia de abertura com apresentação cultural de Lucas Aribé e Ana Jéssica.

Por Kátia Susanna

Comentários