Semana do Meio Ambiente inicia nesta segunda-feira, 3

0
Várias ações acontecem no Parque Augusto Franco (Foto: Arquivo/PMA)

Entre os dias 3 e 7 de junho, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), promoverá a Semana do Meio Ambiente em diversos pontos da cidade, com ações voltadas à educação ambiental de forma gratuita e aberta ao público. Os cinco dias de evento fazem parte das comemorações do Dia do Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. Visitas guiadas, coletas de resíduos do mangue, plantio de mudas e exibição de filme (Cine Ambiental), compõe o cronograma da atividade durante a semana.

A Semana dará início na segunda-feira, 3, a partir das 8h30, com uma visita guiada no Parque Poxim, localizado no bairro Inácio Barbosa, zona Sul da capital. Na terça-feira, 4, fazendo parte da programação, será inaugurada a Intervenção Urbana no bairro Getúlio Vargas, às 16h, na rua Gararu. A realização do projeto conta com a parceria do Shopping Riomar, Serviço Social do Comércio (Sesc), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Lixo Zero, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Fundação Mamíferos Aquáticos.

As ações da Semana Ambiental ocorrerão em vários pontos conhecidos e muito frequentados em Aracaju, entre elas, no Parque Augusto Franco, conhecido como Parque da Sementeira, na quarta-feira, 5, será realizado o “Ujacará”, trabalho teatral voltado para crianças de até 7 anos de idade. A apresentação artística consiste em contar histórias de uma cidade fictícia onde o meio urbano vive em total harmonia com o meio ambiente.

Ainda no Parque Augusto Franco, na sexta-feira, 7, será promovida uma série de ações da Sema, monitorada por educadores ambientais, que explicam à população a importância do manguezal e cuidados que devem ser tomados para preservar o meio ambiente. Em seguida, serão realizadas duas rodas de conversas. A partir das 15h, será debatido o tema ‘Universidade Pública e Meio Ambiente’. A partir das 17h, boas práticas individuais com a presença do professor Genebaldo Freire.

De acordo com Alan Alexander Lemos, secretário do Meio Ambiente, todos os eventos da Semana do Meio Ambiente são voltados para a conscientização em relação à necessidade de preservar a natureza, pensando em um futuro mais saudável para todos. “A Semana do Meio Ambiente foi elaborada com o objetivo de sensibilizar a população em geral para a importância da preservação e conservação dos ativos ambientais. É preciso reforçar o fato que, quando se preocupa com a escassez e se cuida dos recursos naturais, está se preocupando que as futuras gerações tenham o mesmo bem-estar que tivemos no passado. Esse é o legado da Semana do Meio Ambiente”, destaca.

Em alguns eventos, citados na programação abaixo, há limite de vagas disponíveis para participação e as inscrições podem ser realizadas através do e-mail: ea.sema@aracaju.se.gov.br.

Fonte: PMA

Comentários