Semana Santa: os costumes para celebrar o Tríduo Pascal

Para vivenciar plenamente a Semana Santa e se preparar espiritualmente é seguida algumas recomendações

Com o período da Semana Santa, cristãos celebram a morte e ressurreição de Jesus Cristo, colocando em prática alguns rituais e tradições afim de redimir os pecados, se aproximando ainda mais de Jesus por meio de várias ações e costumes.

Para entender a simbologia desse momento marcante entre os cristãos, o Portal Infonet conversou com o Padre Aécio Cruz que explica sobre as celebrações desse período.

“Para a comunidade católica, a representação da Sexta-feira Santa e Crucificação de Jesus Cristo simboliza a doação do amor de Cristo. Um dia de ir a igreja e viver o momento de adoração à cruz considerada a bandeira da vitória, entendendo a vitória da ressurreição”, diz o padre.

 O Padre Aécio Cruz que explica sobre as celebrações desse período (Foto: Reprodução redes sociais)

Na Igreja Católica, os cristãos costumam seguir alguns costumes com a passagem da Semana Santa. “A Igreja vivencia praticar o jejum fazendo o exercício da penitência, vivenciando o sofrimento. Além disso, muitos submetem-se a abstinência de carne e a bênção de joelho vivenciando o rito para celebrar o amor e os mistérios”, explica o padre Aécio.

Ao longo dos dias da Semana Santa existe um significado espiritual que é a salvação da humanidade, assim como simboliza para os cristãos católicos o tamanho e infinito amor de Deus pelo homem.

Jejum e o consumo de peixe na Semana Santa 

O padre Aécio explica a adoção do jejum e do consumo de peixe que é praticado por várias famílias. “O jejum é uma prática quaresmal que vai nos ajudar na vida espiritual, na vida de comunhão com Deus. Tendo em vista a fraqueza do corpo é preciso fortificar a alma. O jejum ele é obrigatório a todo cristão católico, com faixa etária entre os 18 e 60 anos, na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira da paixão. Reduzo a comida e sentindo a fraqueza do corpo, reconheço que sou fraco e assim busco ter cada dia mais um coração humilde e voltado para aquele que realmente é nosso sustento”, lembra o padre.

Já a abstinência de carne. “O código de direito canônico vai dizer que deve ser feito na quarta-feira de cinzas e todas as sextas do ano. Como obrigação para todo cristão católico que tem idade a partir dos 14 anos. E no lugar da carne coloca-se o peixe, pois é um alimento mais leve.” enfatiza.

Para vivenciar plenamente a Semana Santa e se preparar espiritualmente é seguida algumas recomendações como a observação dos exercícios quaresmais, buscando meditar a paixão, morte e ressurreição do Senhor com fervor e piedade. Além disso, é preciso meditar os mistérios com piedade, devoção e amor.

TRÍDUO PASCAL

É neste período que entra o conhecido Tríduo Pascal, sendo o centro de todo ano litúrgico celebrando assim a Páscoa do Senhor. O Tríduo é composto por celebrações que acontecem em três dias. Na ocasião, é celebrada a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo fazendo memória na celebração da Missa da Ceia do Senhor, popularmente conhecida como a Missa de Lava Pés. Neste dia, é proposto o evangelho de João capítulo 13, onde relata a realização da promessa cumprida pelo Senhor na qual Deus se fez novo e salva a humanidade.

1° DIA (sexta-feira): Crucificação de Jesus Cristo
2° DIA (sábado): Momento em que a Igreja fica em silêncio e os cristãos se resguardam em momento de oração com Deus juntamente com a família
3° DIA (domingo): A celebração do Domingo de Páscoa começa ainda na noite do sábado com a Vigília Pascal. Os cristão fazem a leitura contando a história da criação até o momento da ressurreição, recordando a libertação do pecado da morte.

Já no domingo, acontece a missa para celebrar o Dia do Senhor e sua Páscoa. A missa é tradicionalmente realizada aos domingos durante todo o ano.

Por Cleiton Alberto e Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais