Semarh empossa conselheiros de Unidades de Conservação

Nessa quinta-feira, 22, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) estará realizando solenidade de posse dos 178 conselheiros das duas Unidades de Conservação Estadual (UC), “Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco e do Monumento Natural Grota do Angico” e das duas Áreas de Preservação Ambiental do Estado (APA), a “Área de Proteção Ambiental do Morro do Urubu” e  “Área de Proteção Ambiental do Litoral Sul do Estado de Sergipe”. A solenidade de posse ocorrerá às 8h, no Auditório da Codise.

Enquanto órgão administrador das unidades de conservação estadual, a Semarh atuará como estrutura canalizadora, organizando espaços para o funcionamento de cada conselho, atendendo assim, as exigências da legislação inseridas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc).

A formação do conselho consultivo irá favorecer a gestão participativa das Ucs, onde estrutura colegiada envolve o poder público, a sociedade civil, instituições de ensino e pesquisa e moradores das áreas protegidas. De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Genival Nunes, a formalização desses conselhos possibilitará um canal de diálogo entre o poder público e sociedade civil, cujo papel principal é contribuir para proteção das unidades de conservação.

Função

Dentre as atribuições do conselho de unidades de conservação, destacam-se o acompanhamento da elaboração/ implementação do plano de manejo, o desenvolvimento de atividades para integração da UC com áreas legalmente protegidas e a manifestação sobre obras ou atividades potencialmente causadora de impacto ambiental nas unidades.

Estrutura

Dos 178 conselheiros empossados, 42 serão do Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco; 30 do Mona Grota do Angico, 64 APA Litoral Sul de Sergipe e 42 da APA Morro do Urubu,  incluindo titulares e suplentes.

Fonte: Ascom/Semarh

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais