Semarh realiza reunião do Cadastro Ambiental Rural

O secretário Genival Nunes esteve no evento (Foto: Arquivo Infonet)

Aconteceu na manhã desta terça-feira, 02, uma reunião sobre a implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), sob a coordenação do secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes. O evento, realizado na Codevasf, contou com a participação do presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Wanderlê Correia, do superintendente da Codevasf, Said Schoucair, e dirigentes de órgãos públicos do Estado de Sergipe.

A reunião teve por objetivo definir estratégias para aplicação do CAR em Sergipe, criando parcerias com as instituições que atuam nas áreas de meio ambiente e desenvolvimento do meio rural.

A partir da criação da Lei Florestal Brasileira (Lei n° 12.651/2012), se pactuou a obrigação do Governo em realizar o cadastramento dos imóveis rurais, tendo-se como principal finalidade integrar informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Tendo em vista as possíveis dificuldades que se tem para implantação da lei, o secretário Genival Nunes sugeriu uma reunião com todos os parceiros dos demais órgãos convocados para dar eficiência no cadastramento. “Ao todo são mais de 100 mil proprietários rurais em Sergipe. Levando em conta esse número, precisamos do apoio dos órgãos do estado relacionados ao meio ambiente e que esses órgãos conheçam de perto o que é o CAR e sua importância para a partir dessa formação de parcerias com prefeituras, sindicatos, federações de agricultura,  possamos agilizar esse processo de cadastramento  e efetivação do CAR com maior abrangência em todo o Estado”, enfatizou Genival.

Segundo o presidente da ADEMA, Wanderlê Correia, a reunião foi de extrema importância para formar novas parcerias para a implantação do CAR. “Hoje nós dividimos com os demais órgãos do Governo o desafio que é a implantação e realização do CAR. E o encaminhamento importante foi a criação de uma comissão permanente para o acompanhamento dos trabalhos do CAR no Estado no qual será oficializado através de um decreto do Governo do Estado”, afirmou Wanderlê.

Para o superintendente da Codevasf, Said Schoucair, seria praticamente impossível que apenas um órgão ou uma secretaria estivesse nesse trabalho sem parceiros. “A partir da sugestão do secretario Genival nós formamos essa parceria, pois esse trabalho é complicado e necessita de pessoas para a sua regulamentação. Sabemos da fundamental importância do CAR para todos que trabalham com meio ambiente,  agricultura e irrigação, então a partir dessa sugestão vamos ampliar e agilizar juntamente com a Adema e Semarh o cadastramento do CAR”, frisou.

Participação

Participaram da reunião sobre o Cadastro Ambiental Rural, representantes das seguintes instituições: Adema, Seagri, Emdagro, Pronese, Incra, Codevasf e Ibama.

Fonte: Semarh

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais