Sergipanos se classificam para segunda fase da Olimpíada de Ciências

Pelo menos 20 estudantes da rede estadual foram classificados. (Foto: Divulgação)

Alunos da rede estadual de ensino foram classificados para a segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), evento que tem como objetivo despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais dos estudantes brasileiros. A primeira fase aconteceu de maneira online, no período de 18 a 20 de agosto, e a segunda fase acontecerá nos dias 9 e 10 de setembro.

De acordo com o último levantamento, pelo menos 20 estudantes da rede foram classificados, 10 dos quais são do Centro de Educação Profissional Berila Alves de Almeida (Nossa Senhora das Dores), cinco do Centro de Excelência Prefeito Joaldo Lima de Carvalho (Itabaianinha) e cinco do Colégio Estadual José Inácio de Farias (Monte Alegre de Sergipe). A cerimônia de premiação dos vencedores da segunda etapa acontecerá em 27 de outubro.

Os estudantes irão responder, por meio do site e aplicativo da ONC, as questões de Astronomia, Biologia, Física, História e Química.  Neste ano a ONC teve recorde de participação em todo o Brasil, com 3.154.000 inscritos. Essa experiência fora dos muros da escola foi vivenciada pela professora Ildna Ferreira de Oliveira Gomes, que orientou os seus alunos do Colégio Estadual José Inácio de Farias. Ela conta que a unidade de ensino conseguiu fazer a inscrição de 370 alunos e explicou que, como nem todos têm acesso a uma internet de qualidade, foram disponibilizados os computadores do laboratório de informática para que eles pudessem fazer as provas.

“Nós lutamos para que todos eles estivessem inscritos e tivessem a oportunidade. Essa não foi a primeira vez que os nossos alunos passaram para a segunda fase. Em 2020, com apenas 11 alunos, conseguimos medalhas de ouro. Em 2021 tivemos mais medalhas de bronze, prata e menções honrosas. Vejo que é de extrema importância que todos eles tenham essa oportunidade e acesso ao conhecimento”, disse.

Uma das alunas que participaram foi Laura Maria Nascimento Melo, que comemora a conquista de sua equipe. “Para mim, participar dessa olimpíada está trazendo muito aprendizado, estou muito feliz”, declarou.

No Centro de Educação Profissional Berila Alves de Almeida, 62 alunos foram inscritos para a ONC. Sob a orientação do professor Jussikarlos Silva Andrade, 10 estudantes foram classificados para a segunda fase. “É muito importante poder inserir os alunos nesse processo, unir a teoria à prática e envolvê-los no que o Brasil oferece na questão científica. É um grande desafio para eles”, afirmou. O aluno Gabriel Araújo, do 2º ano, também comemorou. “Desde a primeira fase estamos podendo adquirir mais aprendizado e construir novos conhecimentos, atrelando tudo o que a gente vê na teoria com a prática”, disse.

Fonte: Seduc

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais