Sergipe sediará IV Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), por meio do Fórum Permanente de Desenvolvimento Rural Sustentável (Fórum DRS) realiza, entre os dias 24 a 27 de novembro, o IV Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial – Pensando o futuro das políticas públicas de desenvolvimento territorial, em Aracaju.

O evento que conta com o apoio do Governo de Sergipe através da Secretaria do Planejamento, Habitação e do Desenvolvimento Urbano (Seplan)  dá continuidade aos eventos internacionais realizados anualmente pelo IICA – Fórum DRS e seus principais parceiros: Ministérios do Desenvolvimento Agrário, Integração Nacional, Minas e Energia, Banco do Brasil, Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Governos estaduais, neste caso, em especial, o do Estado de Sergipe.

A edição 2009 do Fórum contempla na grade de conteúdos temáticos os avanços, teóricos e operacionais, obtidos pelo IICA e seus parceiros nos estudos orientados à formulação de uma nova geração de políticas públicas de desenvolvimento com enfoque territorial. A abertura do evento contará com uma palestra com o presidente do Conselho de Segurança Alimentar (Consea), Renato Maluf, que abordará o tema ‘Desenvolvimento Territorial: os desafios para construção de uma agenda nacional de políticas públicas’.

O encontro segue com cinco painéis de discussões, sobre os temas políticas públicas de desenvolvimento territorial no Brasil e em outros países: Lições aprendidas a partir de uma análise comparativa; Gestão de políticas públicas de desenvolvimento territorial e suas relações com as novas institucionalidades de governança social; Gestão social dos territórios; Marco jurídico normativo para o desenvolvimento territorial; e Sistemas de financiamento para projetos estratégicos territoriais de natureza multisetorial.

O encerramento contará com uma mesa redonda destacando o tema Pensando o futuro das políticas públicas de desenvolvimento territorial com a presença dos professores Ignacy Sachs (EAES – Paris, França) e Tânia Bacelar (UFPE). 

Inscrições

A expectativa é que mais de 500 atores sociais e representantes das organizações territoriais, gestores públicos, movimentos sociais, acadêmicos e entidades de fomento do Brasil e de outros países Iberoamericanos estejam presentes no encontro. Os interessados em participarem do IV Fórum poderão se inscrever pelo site . 

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais