Sergipe sediará reunião de previsão climática

Para dar prosseguimento às reuniões mensais de análise climática que acontece na região Nordeste do Brasil, o Centro de Meteorologia de Sergipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Cemese/ Semarh), realizará junto aos Núcleos Estaduais de Meteorologia e instituições relacionadas, a “VI Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Leste do Nordeste do Brasil ano 2010”. O evento será realizado nos dias 19 e 20 desse mês na sede da Semarh.

As reuniões de Análise e Previsão Climática são eventos para reunião e comparação de dados, e elaboração de Boletins de Previsão Climática com validade trimestral. Em Sergipe a previsão será elaborada para os meses de junho a agosto. As primeiras reuniões ano 2010 já foram realizadas na Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Programação

Na quarta-feira, 19, às 8h30, após abertura de reunião feita pelo Secretário de Estado do Meio Ambiente (Semarh), Genival Nunes, a programação contará com algumas palestras e discussões técnicas. As atividades serão iniciadas pelo pesquisar do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Nelson Jesus Ferreira. Ele discorrerá sobre “Os Desafios da Previsão do Tempo no Brasil”. 

Prosseguindo com a programação do dia, os representantes dos Centros Estaduais vão dar continuidade à análise dos aspectos sinópticos representativos da escala regional, as quais vinham montando durante a V reunião ocorrida na cidade de Maceió.

N
o período da tarde, os meteorologistas e pesquisadores da área irão discutir os aspectos de grande escala e modelos globais. Na ocasião, elaborarão a previsão em escala continental (em rede nacional).

Boletim

Já na quinta-feira, 20, a programação começa mais cedo para os pesquisadores. Logo às 8h, será elaborado o Boletim da Previsão Climática Trimestral para os meses de junho a agosto. Logo após a conclusão,  às 10h,  ocorrerá a divulgação do mesmo.


Fonte: Semarh

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais