Sergipe será pioneiro no mapeamento cartográfico

0

A cartografia de Sergipe será em Alta resolução Foto: divulgação Seplan
Sergipe será o primeiro estado do país a possuir uma base de alta precisão em 100% de seu território. O projeto que deve ser concluído em 18 meses é proveniente de recursos próprios e tem um investimento de cerca de R$ 17 milhões.

 

Segundo a Secretaria do Planejamento (Seplan), responsável pelo projeto, atualmente os instrumentos cartográficos auxiliam a gestão pública estadual atuando desde a identificação das demandas territoriais para identificação das demandas e consolidação da identidade territorial, bem como nas ações técnicas de planejamento e execução de obras realizadas no planejamento e infraestutura, educação, saúde, entre outros.

 

De acordo com o presidente da sociedade brasileira de cartografia, Paulo Cesar Teixeira Trino, o benefício atinge diversas áreas. “Este projeto é de extraordinária relevância porque o mapeamento de Sergipe em escala de desenvolvimento. O benefício para a sociedade reflete-se essencialmente

A nova cartografia trará beneficios para a economia sergipana
no benefício para cada cidadão, indo do saneamento básico à questão ambiental, passando por um plano de logística industrial e ordenamento territorial”, diz o engenheiro Paulo Trino.

 

Segundo o engenheiro, a cartografia sergipana é atrasada. “A cartografia disponibilizada em Sergipe até então era a cartografia pertinente a era do descobrimento. O mapeamento de todo Estado contará com a melhor técnica praticada em todo mundo. Será um passo gigantesco para o desenvolvimento de Sergipe”, garante Paulo Trino.

 

Segundo a gerente de informações geográficas e cartográficas da Seplan, Flávia Moreira, o desenvolvimento da nova cartografia no Estado trará um grande desenvolvimento para o planejamento e Infraestrutura.

 

O engenheiro Paulo Trino Foto: Portal Infonet
“Só para se ter uma idéia do quanto é importante esse mapeamento na questão do planejamento territorial será possível identificar se a rua está calçada, qual a viabilidade da construção de uma escola em determinado local e principalmente todo esse planejamento implica em benefícios para os gestores”, ressalta.

 

Congresso

 

Com o tema “Cartografia: Ferramenta para ordenamento e gestão territorial”, o XXIV Congresso Brasileiro de Cartografia, acontecerá entre os dias 16 a 20 de maio de 2010 em Aracaju. Para os organizadores o congresso deve atrair mais de mil participantes de todo País.

 

“No evento serão discutidos temas técnicos e científicos além de mesas redondas e sessões técnicas, que abordarão assuntos sobre geoprocessamento e cartografia, mapas de sensibilidade ambiental, cartografia para crianças, entre outros”, explica Flávia Moreira.

 

Por Kátia Susanna

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais