Sergipe tem quase dois mil recenseadores para coleta de dados

Déda recebeu recenseador na semana passada, no gabinete (Foto: Wellington barreto/Secom)
A partir desta segunda-feira, 2, Sergipe e os demais estados do Brasil serão desdobrados em dados pelo XII Censo Demográfico – o Censo 2010. Para estimular os sergipanos a contribuir com o processo, o governador Marcelo Déda recebeu em seu gabinete, no fim da semana passada, uma equipe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a realização de uma entrevista simulada relativa ao recenseamento.

Primeiro cidadão a ser abordado pela pesquisa em todo o estado, Déda respondeu às diversas questões que deverão ser direcionadas a toda população brasileira até o dia 31 de outubro. 
O governador aproveitou o momento para destacar a importância do Censo e para convocar a população.

“É fundamental que os sergipanos se engajem e recebam os recenseadores, pois o Censo Demográfico não se trata apenas de uma mera contagem. Ele é, sobretudo, um retrato pormenorizado da população dos municípios, dos estados, do país. É a partir dessa coleta de dados que serão identificados os focos de necessidade e as curvas dos avanços, que, por sua vez, fornecerão base científica para a construção de políticas públicas”, ressaltou Déda.

Em Sergipe, a coleta de dados será realizada por 1,9 mil recenseadores nos 75 municípios do estado. O instrumento de levantamento, um computador de mão, facilitará a transmissão, apuração e crítica dos dados coletados, o que fará com que este seja o Censo mais rápido da história do país.

De acordo com a chefe da unidade do IBGE em Sergipe, Adriane Almeida, a nova edição apresenta inovações que vão do acréscimo de variáveis de pesquisa à possibilidade oferecida ao cidadão de responder o questionário pela internet. “Buscaremos informações novas, tais como emigração internacional, número de relações homoafetivas e tempo de deslocamento que as pessoas levam para chegar ao local de trabalho. E também desenvolvemos um mecanismo para que o cidadão possa responder à pesquisa conectado à internet. Por meio de um ‘e-ticket’ fornecido pelo recenseador, o cidadão obterá acesso ao site onde estarão disponíveis as questões”, explicou.

As informações coletadas pelo Censo 2010 serão divulgadas a partir do início de dezembro. Cerca de 240 mil pessoas trabalharão no recenseamento em todos os 5.565 municípios dos 27 estados do país, dentre envolvidos com coleta, supervisão, apoio e suporte administrativo. O último Censo demográfico realizado no Brasil foi no ano 2000.

Fonte: Secom

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais