Serviço de Alerta por SMS 40199 alcança mais de 86 mil cadastros

Alertas encaminhados ao celular facilitam acesso à informação. (Foto: Marcelle Cristinne)

O Serviço de Alerta por SMS 40199 foi incorporado ao protocolo da Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), para a redução de riscos, há seis anos. O recurso é aliado na comunicação antecipada da Prefeitura sobre atenção aos eventos adversos e demais condições que possam estar relacionadas à riscos de desastres naturais. Na capital, a ferramenta soma 86.953 cadastros realizados, o que representa o alcance de 13, 23% da população.

Proporcionalmente, o município lidera o ranking de capitais com maior número de cadastros no Norte e Nordeste, sendo a 5ª do país. A adesão do público ao serviço contribui com a efetividade das ações preventivas, principalmente nas áreas de risco, onde a população pode redobrar o estado de observação e se precaver, inclusive acionando, com maior rapidez, os órgãos competentes, sempre que necessário.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, indica que a ferramenta estabelece maior proximidade com a população e agilidade na transmissão de informações. “Diante da iminência de chuvas ou ventos fortes, maré alta, ou outros fatores que possam representar risco à população, encaminhamos um aviso diretamente aos celulares cadastrados. A informação chega de forma rápida na palma da mão dos cidadãos, com as orientações necessárias e canais de atendimento para casos de emergência”, salientou.

Como são gerados e emitidos os alertas

A emissão dos alertas tem como base, em especial, os avisos e boletins meteorológicos dos centros especializados, como o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem/ MCTI), Centro de Meteorologia de Sergipe, Marinha do Brasil e outros.
Em Aracaju, a gestão municipal também investe em tecnologia para obtenção de dados meteorológicos específicos para a capital, com o serviço de previsão meteorológica do sistema ClimAju, que emite boletins diários e alertas.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, com esses dados atualizados sistematicamente, e a partir do monitoramento constante, é possível alinhar estratégias com maior assertividade. “A partir dessas informações, podemos direcionar esforços para a prevenção de riscos e atenção à população. O sistema de comunicação com a comunidade nos auxilia a ampliar a capacidade de prevenção, já que, ciente do alerta, especialmente pessoas expostas à riscos podem adotar cuidados e acionar o órgão rapidamente”, frisou o coordenador.

Rabelo ressalta ainda que os alertas podem ser direcionados às regiões específicas do município, conforme as características de cada situação. “Durante o período mais crítico da pandemia da Covid-19, encaminhamos alertas com dados específicos por bairro, para alertar a comunidade sobre os índices em cada localidade”, detalhou.
Os alertas são encaminhados através do WhatsApp e Telegram, para as pessoas que aderem ao serviço através desses aplicativos,  como também são divulgados no site da Prefeitura de Aracaju.

Dados
Em seis anos de funcionamento, foram emitidos 1.503 alertas via SMS, dos quais 126 para aviso de chuvas intensas, 24 para possibilidade de alagamentos, 15 sobre previsão de vendaval e 53 sobre risco de inundação, dos quais 50 relacionados à maré alta. Além disso, 1.285 estavam relacionados às informações sobre doenças infecciosas, com dados e orientações sobre a covid-19.

Cadastro SMS
Para realizar o cadastro, basta enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o Código de Endereçamento Postal (CEP) do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

Cadastro WhatsApp
Para ter acesso ao serviço é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611, neste link https://wa.me/556120344611 ou pelo QR Code, e, em seguida, interagir com o chat bot (robô de atendimento), enviando um simples “Oi”. Após essa primeira interação, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra de interesse e, desta forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pelos órgãos de Defesa Civil.

Cadastro Telegram
Para receber as informações via Telegram é necessário baixar o aplicativo no smartphone. Ao abrir a plataforma, o usuário deve pesquisar o contato @defesacivilbrbot. Em seguida, será iniciado um chat, a partir do qual o usuário receberá todas as informações necessárias sobre o serviço.

A partir do compartilhamento da localização, o cidadão passará a receber os alertas gerados para aquela respectiva região, assim como poderá ter acesso às informações de outras localidades, conforme cadastro efetivado nessa mesma ferramenta.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Aracaju

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais