Servidores acusam Emdagro de descumprir acordo para plano de carreira

(Foto: Sinter/SE)

O Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Sergipe (Sinter/SE) denunciou nesta quinta-feira, 14, que a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) está descumprindo uma decisão judicial que obriga a implantação do novo plano de cargos e salários dos servidores. O plano teria sido acordado em 2018 em acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

De acordo com o presidente do Sinter, Paulo Alves, a Justiça do Trabalho está obrigando a Emdagro a devolver todos os benefícios do plano de cargos anterior, sem prejuízo das incorporações efetuadas ao salário-base dos empregados em 2018”.

“Os funcionários da Emdagro estão ao longo de vários anos com os salários defasados, sem reposição inflacionária e sem progressão funcional, que existia antes de 2018. A situação piorou mais ainda porque os empregados tiveram redução salarial de 10%, em função do Decreto Estadual nº 30.966 de 09/02/2018, que teve como objetivo a redução de gastos mensais da administração pública. Portanto, os salários de hoje (2023) são menores do que os salários de 2014, para todos os empregados da Emdagro”, conta Paulo Alves.

Segundo Paulo Alves, a situação se agrava e a Emdagro não atende à Justiça. “A empresa vem realizando um massacre salarial desde 2014, quando os servidores tiveram 6,38% de reposição inflacionária. A partir daí, foram nove anos de sofrimento. De 2015 a 2021, a Emdagro não repôs a inflação. Já em 2022, houve 5% de reposição salarial, quando a defasagem nos salários já havia ultrapassado a casa dos 60%, conforme dados do IBGE, baseados no IPCA, índice oficial do Governo Federal. E este ano, tivemos a vergonhosa reposição de 2,5% e para piorar a situação, estamos sem Plano de Cargos e Salários e há muito tempo também não tivemos progressão funcional. Ou seja, não temos titulação e nem avanço compulsório, estamos com os salários estagnados na tabela salarial, implantada em 2018”, conta Paulo Alves.

Emdagro

A Emdagro informou que está no centro de uma demanda trabalhista com o Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Sergipe (Sinter/SE), isso referente à aplicação do plano de cargos, salários e vencimentos da instituição. Segundo a empresa, a ação se encontra em fase de execução e a Emdagro visa demostrar que há um plano elaborado, que necessita de prazo para que o mesmo siga todo o trâmite necessário à sua aprovação e implementação.

Com informações do Sinter/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais