Servidores realizam manifestação na porta da prefeitura

Servidores de Barra paralisam e realizam ato (Fotos: Portal Infonet)

Na manhã desta quinta-feira, 30, servidores públicos de Barra dos Coqueiros, região da Grande Aracaju, paralisaram as atividades e ocuparam a calçada da prefeitura municipal. De acordo com os servidores, o objetivo é a criação de uma mesa de negociação permanente para discussão e cumprimento da Lei 728/2012.

De acordo com a presidenta do Sindicato dos Servidores Municipais de Barra dos Coqueiros (Sindibarra), Verônica Silva, as discussões a serem realizadas com a formação da mesa permeiam as negociações salariais em benefício da categoria, os direitos previdenciário, entre outras questões.

“A Lei 728-2012 é um complemento da Lei orgânica que foi revisada em 2012 através da emenda nº 04, que defende que o nosso salário mínimo deve ser fixado em Lei Nacional. No entanto, temos o básico de R$ 678, que era o antigo salário mínimo. Queremos, portanto, o reajuste que nos é garantido por direito e para iniciar o processo de negociação, a formação da mesa”, declarou Verônica Silva.

Negociação

Verônica Silva é presidente do Sindibarra

A presidente do Sindibarra ainda ressalta que desde julho de 2013 há tentativas de aproximação com a gestão pública municipal, com envios sucessivos de ofícios, sem obtenção de respostas ou reuniões com o secretário de planejamento Adelmo Apóstolo de Araújo.

Prefeitura

O secretário, por sua vez, recebeu os manifestantes durante o ato, que recebeu o apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE). “Foi feita uma reunião em março de 2013, com representantes desse e de outros sindicatos, quando a categoria exigiu reajuste salarial de 14% em cima do salário base. A Prefeitura concedeu 9% no mesmo ano, acompanhando o reajuste nacional do salário mínimo estabelecido pelo Governo Federal”, explicou Adelmo.

Segundo o secretário a Prefeitura pagou, em janeiro de 2013, os salários relativos ao mês de dezembro de 2012, em atraso ocasionado pela administração anterior. “Não é do interesse da Prefeitura prejudicar os servidores públicos, por isso marcamos para 05 de fevereiro a primeira reunião da mesa de negociação”, garantiu.

Secretário de Planejamento de Barra, Adelmo Apóstolo de Araújo

Por Nubia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais