SES avalia como erro de registro aplicação de doses vencidas em SE

As doses vencidas eram do imunizante AstraZeneca (Foto: SES)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) orientou os municípios a realizarem uma busca no banco de dados para identificar se de fato houve a aplicação de doses vencidas em Sergipe. A denúncia da suposta aplicação de 15 doses fora da validade da vacina Oxford/AstraZeneca em sete municípios sergipanos foi relevada pelo jornal ‘Folha de São Paulo‘ nesta sexta-feira, 2.

De acordo com a SES, a princípio, o órgão analisa a situação como um erro de registro, uma vez que a informação trazida na reportagem se refere à aplicação, em alguns municípios, de apenas uma dose vencida, porém, não há frascos do imunizante contendo apenas uma dose. “Cada frasco traz de cinco a dez doses. Assim, a princípio, o envio de uma informação para o sistema do Ministério da Saúde referente a uma dose com a data “vencida” pode ser um erro de registro”, informou a SES por meio de nota.

A SES também destacou que, para quem tomou a Oxford/ AstraZeneca, não é necessário ir à uma unidade de saúde para checar se tomou uma dose vencida. “Essas pessoas não precisam ir até as unidades básicas de saúde. Os municípios, após essa verificação no banco de dados, entrarão em contato com essas pessoas” afirma o órgão.

Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS)

Tabela com a identificação do lote, município e UBS que a dose foi aplicada (Foto: Reprodução/Internet)

Por meio de nota, a Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju informou que não recebeu e nem utilizou nenhuma remessa de vacina vencida. “O lote 4120Z005 de AstraZeneca foi recebido em janeiro, com validade datada para 14 de abril, e com 12.300 doses. Todos os imunizantes desse lote foram utilizados até 6 de abril, portanto, dentro do prazo de validade estabelecido pelo fabricante”, esclarece.

Segundo a SMS, a dose que aparece identificada na matéria divulgada pelo jornal como utilizada após a data de vencimento foi um erro de digitação no momento de registro da vacina no Prontuário Eletrônico. “Na ocasião, a servidora da sala de vacina registrou o número de lote correto no cartão de vacinação do usuário e o número errado no Sistema, causando inconsistência nas informações”, relata o órgão.

Ainda de acordo com a nota da SMS, o cartão de vacinação do usuário indica que a primeira dose do imunizante, lote 4120Z005, foi administrada dia 12 de fevereiro e a segunda dose foi administrada dia 30 de maio, quando foi utilizado o lote de AstraZeneca 214VCD052W.

A SMS informa que os lotes das vacinas administradas são anotados no cartão de vacinação e qualquer dúvida pode ser esclarecida em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Por Isabella Vieira e João Paulo Schneider 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais