Sescoop promove o VI Encontro das Mulheres Cooperativistas de Sergipe

(Foto: divulgação)

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado (Sescoop/SE) que compõe, juntamente com a Organização das Cooperativas de Sergipe, o Sistema OCESE promoverá neste sábado, 6 de novembro, o VI Encontro das Mulheres Cooperativistas de Sergipe. O evento é o primeiro realizado pela entidade após a pandemia do novo coronavírus e acontece a partir das 8h da manhã no Hotel Real Classic – na Orla de Atalaia.

O Encontro faz parte de uma série de ações da Campanha Somos Coop e atende ao objetivo estratégico de fortalecer a cultura cooperativista destacando o protagonismo das mulheres neste segmento. O “Empreendedorismo feminino no cooperativismo” e “Saúde Mental: como alcançá-la em tempos tão desafiadores”, são alguns dos temas abordados no evento.

De acordo com a Superintendente do Sescoop/SE,  Shirllane Bispo, “Nosso papel é trabalhar para empoderar as mulheres e fazer com que suas vozes sejam ouvidas, tanto dentro do cooperativismo, como fora dele”.

Participação das mulheres no cooperativismo brasileiro

O último Anuário do Cooperativismo Brasileiro, publicado em 2020, mostrou que em 2019, as mulheres representavam 38% dos mais de 15 milhões de cooperados.  Ao analisar a distribuição por gênero nos sete ramos do cooperativismo, a representatividade feminina destaca-se nos segmentos do Consumo e da Saúde, alcançando mais da metade dos cooperados dos ramos: 51%.

História do cooperativismo e direitos das mulheres

 A constituição da primeira cooperativa moderna do mundo (1846), a famosa Sociedade Cooperativa Equitativa dos Pioneiros de Rochdale na Inglaterra, destacou-se não só pelo pioneirismo, mas por desde o início permitir que homens e mulheres fossem membros da mesma organização. Isso em uma época em que as mulheres eram vistas como “propriedade” do seu pai ou esposo, não tinham direitos legais nem civis e eram excluídas da participação econômica igualitária na sociedade.

Programação:

08h – Boas Vindas | Credenciamento

09h – Abertura Oficial | Presidente SESCOOP/SE

09h10 – Palestra “Empreendedorismo feminino no cooperativismo”- Consultor Antônio Neto – Encontec Consultoria

10h10 – Palestra “Saúde mental: como alcança-la em tempos tão desafiadores” – Psicóloga Camila Dávila Moura – Unimed Sergipe

11h – Atração artística

12h – Almoço

13h – Palestra Motivacional “E com vocês… Elas, a razão do espetáculo!” – Circo Grock

14h30 – Encerramento

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais