Sete manifestantes são detidos e levados à Deplan

0
Manifestantes montaram vigília à espera dos colegas detidos (Fotos: Portal Infonet)

Sete jovens foram detidos na noite desta sexta-feira, 17, durante manifestação do Movimento Não Pago. Os manifestantes, que protestavam contra o aumento da tarifa do transporte coletivo, queimaram pneus e obstruíram a Avenida Barão de Maruim. Os integrantes do movimento atribuem as prisões aos policiais do Batalhão de Choque, que teriam sido truculentos. Os policiais, por sua vez, se defendem e alegam que não houve contato algum da tropa com os manifestantes.

De acordo com Demétrio Varjão, integrante do Movimento Não Pago, a prisão aconteceu quando os manifestantes finalizavam o ato. “Estávamos fazendo o nosso ato pacificamente, quando a Tropa de Choque chegou nos atacando. Foi aí que eles algemaram quatro manifestantes e levaram para a Plantonista. Fizemos o cortejo até a delegacia e lá, três pessoas, que tentaram dialogar com os policiais também foram detidos”, afirma.

Cleidson Carlos, integrante do movimento Não Pago

Os manifestantes montaram vigília em frente à Delegacia Plantonista até a liberação dos colegas detidos. A Tropa de Choque acompanhou toda a movimentação. “Estamos aqui para acompanhar o caso. Levaram quatro pessoa de forma truculenta e depois, mais três. Isso é um absurdo. A polícia que deveria defender a população, defende interesse de terceiros”, diz Cleidson Carlos, integrante do movimento.

A informação repassada pelo assessor da Delegacia Plantonista, Théo Moreno, é que dos sete detidos, quatro foram liberados, dois assinaram termo circunstanciado de ocorrência por incitação ao crime e foram posteriormente liberados; e um permaneceu detido por ter sido preso em flagrante pelo crime de atentado ao serviço de utilidade pública.

Choque

Tropa de Choque acompanhou toda a movimentação na Deplan

Em conversa com Portal Infonet, o Tenente Lemos do Batalhão do Choque, garantiu que não houve nenhum tipo de contato com a tropa com os manifestantes. “Ainda na Barão de Maruim, quatro deles tentaram virar uma viatura do 8º Batalhão e subiram no carro do Corpo de Bombeiros. Essas pessoas foram identificadas, detidas pela Polícia Militar e encaminhadas à Delegacia Plantonista. No trajeto até a Deplan, outros manifestantes chutaram a viatura, xingaram e desacataram os policiais da Tropa de Choque. Neste momento, outros três foram detidos pela equipe da PM. Em nenhum momento, a Tropa de Choque recolheu os manifestantes”, explica.

Por Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais