Sexta-feira será de chuva intensa em todo o Estado

As fortes chuvas estão previstas para serem iniciadas ao final da tarde (Foto: arquivo Portal Infonet)

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu na manhã de hoje, 9, à Defesa Civil, boletim de Alerta sobre a condição do Tempo e Clima do Estado de Sergipe para essa sexta-feira, dia 10 de janeiro. O alerta meteorológico aponta para a ocorrência de altos índices de precipitação nas próximas 24 horas. As fortes chuvas estão previstas para serem iniciadas ao final da tarde de amanhã, ou mesmo, no período da noite.

Considerando que cada milímetro (mm)de precipitação corresponde a um litro (1l) de água por metro quadrado (m²), as chuvas que voltarão  a cair em todo o Estado nessa sexta-feira poderão alcançar o acumulado de  50 mm, ou mais.
“É importante ressaltar que esse tipo de precipitação alcança em pouco espaço de tempo um índice muito alto de volume de chuvas. Podendo provocar a elevação de águas em canais, lagoas e  rios, em poucos minutos”, justifica Overland Amaral, meteorologista da Semarh.

Pontos máximos das chuvas

De acordo com o meteorologista, as chuvas com maior intensidade de precipitação estão previstas para caírem sobre as regiões  da Grande Aracaju ,Sul do Estado, Centro Sul, e Agreste Sergipano.

Na Grande Aracaju, as chuvas com maior índice de concentração deverá alcançar todo o Litoral, tanto o Norte como o Sul, além de os  municípios de Nossa Senhora de Socorro, São Cristóvão, Laranjeiras, Santo Amaro, Carmópolis e Japaratuba.
Para a região Sul, Overland Amaral cita os municípios de  Santa Luzia, Estância, Indiaroba, Itaporanga, Boquim e  Salgado, não descartando  demais outros  municípios da região.

Ao Centro Sul, as chuvas poderão ter maior nível de concentração  nos municípios de Lagarto, Tobias Barreto, Itabaianinha e em alguns municípios circunvizinhos em função das condições físicas da região.

Na região do agreste,  os municípios de Itabaiana, Campo do brito, Macambira, entre outras municípios da redondeza.
Ressalta ainda o meteorologista que as demais regiões do Estado, a exemplo do Alto Sertão, existe a possibilidade de ocorrência de chuvas localizadas, porém intensas. Elas podem alcançar os municípios de Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre e  Gararu.

Segundo explica Overland Amaral, a partir do dia 11 de janeiro, sábado, as chuvas de maior índice de precipitação não são mais vistas pelo modelo observado. “Elas poderão continuar a cair com outras características. Ou seja, de forma leve ou moderada”, salienta Overland.

O meteorologista explica  que há uma semana vem monitorando a condição climática  para o Estado de Sergipe, e que, diante do monitoramento,  pode observar a possibilidade de uma formação de chuva de maior intensidade nas próximas 24 horas.

“Estamos numa estação de estiagem. Entramos no Verão desde o dia 21 de Dezembro. Entretanto, a formação desse tipo de chuva é  fruto da soma de diversos fatores, a exemplo de convergências, temperatura, ventos e umidades. Somados ao período sazonal, resulta-se na ocorrência das chuvas convectivas”, frisou  o meteorologista, afirmando ainda que, “ até o fim da atual estação existirá  a possibilidade de novos alertas sobre a ocorrência de alto nível de precipitação serem emitidos.

Fonte: Semarh

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais